quarta-feira, 30 de abril de 2014

NA LAGUNA

Fotos Elvis Palma

O dia de ontem começou prometendo na Laguna: logo cedo, na Ponta dos Molhes, as tarrafas vieram cheias de tainhas. E foi assim até o final do dia,sempre com a ajuda dos botos!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

EM LAGUNA

Foto Ronaldo Amboni
As tainhas continuam passando por Laguna! 
Esta foi a tarrafada que alegrou a todos na manhã desta segunda-feira!

NAVEGAR É...


EM LAGUNA

Foto Ronaldo Amboni
 Com a ajuda dos botos, pescadores de laguna estão conferindo a chegada das tainhas!


ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O GRANDE ESPETÁCULO DA NATUREZA

Foto Alcides Dutra
A grande jornada das tainhas vai começar. Pequenos grupos preparam-se para se agregar em grandes cardumes e singrar o mar praticamente sem comer, usando a energia da gordura acumulada. Estarão instintivamente focadas apenas na reprodução.
Durante a viagem as ovas vão crescer, a gordura vai ser consumida e logo o milagre da vida vai se repetir, fascinate.
Curta a página do INSTITUTO LARUS, para receber muitas outras imagens e informações, que vão ajudar você a conhecer melhor a natureza e a importância da nossa rica biodiversidade, porque ninguém preserva o que não conhece. — com Alcides Dutra.

domingo, 27 de abril de 2014

ALERTA NO MAR!

Foto Fernando Alexandre
A presença de um ciclone bem afastado da costa e um anticiclone, ar frio, no Continente, vão deixar o mar agitado no litoral catarinense neste domingo e na segunda-feira.

O alerta da Defesa Civil Estadual é de que a ondulação maior pode variar de 1.5 metro a 2 metros nas áreas próximas à costa e de 3 a 4 metros em mar aberto. Por isso, há riscos para pequenas e médias embarcações.

Na segunda-feira, a previsão de mar agitado se mantém, permanecendo a cautela no mar. Mesmo com um domingo de ondas fortes, a previsão é de sol com temperaturas amenas em todo o Estado.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

TAINHAS DA PASCOA

Foto by Duda Hamilton
Em Porto Alegre, tainhas na brasa na quinta-feira santa, feira do peixe, defronte ao Mercado Público.
Foto e informações de nossa correspondente itinerante Duda Hamilton!

TODO MUNDO NU!

Corrida em praia de Portugal tem regra inusitada: é obrigatório correr nu Paula Fontes/Divulgação
Foto Divulgação
Corrida em praia de Portugal tem regra inusitada
Uma corrida bem inusitada será realizada na Praia do Meco, ao sul da cidade de Lisboa, em Portugal. A prova tem uma regra principal: correr nu.

— A prova terá de ser feita em nu à excepção de Meias, Ténis e chapéu para quem assim desejar. Todas as senhoras que por razões "fisicas" tenham dores nos seios na pratica desportiva, a partir desta edição poderão participar com soutians, sendo estes o mais discretos possiveis. Se por ventura houver bébes de colo, poderão usar fraldas. Não serão permitidas bolsas de cintura — estabelece o regulamento da 2 ª Légua Nudista.
O evento está marcado para o dia 24 de maio e, para os interessados, as inscrições ficam abertas até o dia 16 do mesmo mês. Mas é bom acelerar: a prova, que terá 5 km e custa 7,5 euros, é limitada a apenas 100 atletas.

(Da TAP)

SOS



Cinco pessoas foram resgatadas na costa do estado de Queensland, Austrália, após escreverem uma mensagem de socorro gigante, em um banco de areia no meio do mar, de acordo com o site de notícias Sky News.
O grupo, que fazia uma viagem de mergulho, deixou seu barco próximo à areia para caminhar em direção a pedras próximas, mas a âncora da embarcação quebrou e o barco deixou a ilha. "Assim que chegamos nas pedras, o dono de um dos barcos olhou para trás e viu que ele havia de deslocado", disse Lyn Forbes-Smith.
Duas pessoas do grupo se jogaram na água para tentar recuperar o barco, mas não conseguiram alcançá-lo.

Sem água, comida, ou filtro solar - e com todos os telefones celulares na embarcação - o grupo resolveu escrever na areia um enorme pedido de ajuda e esperar nas rochas. "Nós sabiamos que a agua ia cobrir o banco de areia, mas estávamos confiantes de que não iria cobrir as pedras", disse Forbes-Smith.

Amigos do grupo, que estavam na Ilha Keswick ativaram o alarme, depois que os colegas não voltaram no tempo planejado. Além disso, a embarcação desaparecida foi vista por um voluntário de uma equipe de salvamento, que rastreou o registro do barco.
Um helicóptero localizou os mergulhadores e os conduziu à cidade de Mackay. O grupo passa bem.

(Do  http://noticias.terra.com.br/)

MAR DE TAINHAS


quinta-feira, 24 de abril de 2014

JÁ SE FAZ NOITE!

Noite sendo neste fim de dia outonal!

EM LAGUNA


Foto Elvis Palma
Com a ajuda dos botos, pescadores dos Molhes da Barra, em Laguna, Sul de Santa Catarina, continuam tarrafeando gordas tainhas nesta pré-safra!

A alegria do pescador e a foto são de ontem, dia 23/4/14

AS TAINHAS E OS SURFISTAS


Imagine ondas perfeitas quebrando bem na sua frente e você proibido de surfá-las. 


Em uma disputa que se arrasta há décadas, surfistas de Florianópolis lutam para garantir o direito de surfar na maioria das praias da ilha durante a temporada de pesca da tainha.

(Revista Fluir 
https://www.facebook.com/revistafluir)

CAÇA À BALEIA



O Japão vai reduzir o número de baleias caçadas com fins científicos no oceano Pacífico mas não vai abandonar a atividade. O anúncio acontece semanas depois de uma sentença do tribunal internacional de justiça determinar o cancelamento imediato da caça à baleia para investigação científica na Antártida, decisão que a nação asiática afirmou pretender cumprir.
O tribunal de Haia decidiu no passado dia 31 de março que o Japão não apresentou justificações científicas válidas para a caça à baleia que tem praticado na Antártida, alegadamente para estudar as populações de cetáceos.

O tribunal ordenou, por isso, que o Japão cessasse a atividade na região, tendo recomendado adicionalmente, que o gigante asiático revisse a sua estratégia de caça com fins científicos a nível global, que inclui outros territórios de caça, como é o caso do Norte do Oceano Pacífico

Na altura, o Japão afirmou-se desiludido com a sentença do tribunal que, no entanto, garantiu que iria cumprir, por respeitar a ordem legal internacional.
Agora, passadas pouco mais de duas semanas, Yoshimasa Hayashi, o Ministro da Agricultura, Silvicultura e Pescas japonês tornou públicas as intenções do Japão de continuar a caçar baleias com fins científicos, embora menos intensamente, de forma a respeitar um critério de sustentabilidade das baleias como recurso, princípio em que se baseou a sentença do tribunal internacional de justiça:
“Baseado nisto [exploração sustentável das baleias como recurso] e alinhado com a lei internacional e os princípios científicos, a nossa nação vai caçar baleias para fins científicos, para obter a informação científica essencial para gerir as baleias como um recurso”.

O objetivo é obter dados que permitam a gestão das populações de cetáceos quando a moratória que impede a caça comercial à baleia for levantada, algo que o Japão sempre se afirmou convicto que irá acontecer.

Na prática, a decisão de reduzir a escala da caça à baleia no Pacífico pode passar pela redução do número total de cetáceos capturados de 380 para 210 e, especificamente uma redução de 220 para 100 no que diz respeito à espécie Balaenoptera acutorostrata e o abandono da captura de cachalotes (Physeter catodon), de acordo com uma proposta ainda não aprovada.
O membro do governo japonês anunciou também novas medidas contra os ativistas que se opõem à caça à baleia e que todos os anos procuram sabotar as atividades da frota baleeira japonesa.

Por fim, Yoshimasa Hayashi revelou que o Japão pretende retomar a caça à baleia da Antártida, pelo que apresentará à Comissão Baleeira Internacional um novo plano com este fim em 2015.

(Do http://www.scientificamerican.com)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

ALERTA NO MAR

Foto Fernando Alexandre
A presença de um ciclone sobre o oceano faz com que o mar tenha ondas de 2 a 2,5 metros na costa de SC ao longo desta quarta-feira. Mais afastado do litoral as ondas podem se aproximar dos 3 a 5 metros fazendo com que não se aconselhe navegação no decorrer de todo o dia de hoje.

ATENÇÃO NOS PRÓXIMOS DIAS

Amanhã e na sexta-feira o mar segue com ondulação sul/sudeste, mas as ondas perdem pressão e diminuem um pouco. No entanto, entre final de sexta-feira e no fim de semana a combinação de um ciclone no mar bem afastado da costa e um anti-ciclone, ar frio, entre o mar e o sul do Brasil deverá dar novamente pressão ao mar fazendo com que as ondas voltem a ficar entre 2 e 2,5 metros na costa e entre 3 e 5 metros afastado. Portanto, novamente não se aconselha navegação no fim de semana!

Importante ter bastante cuidado também na quinta e na sexta, mesmo que o mar diminua um pouco!

(Do blog do Leandro Puchalski - http://wp.clicrbs.com.br/blogdopuchalski/)

MAR GRANDE E VENTO SUL

Pântano do Sul nesta manhã de outono que já tá querendo virar inverno!

A INTIMIDADE DOS GOLFINHOS


Golfinhos chamam uns aos outros pelo nome!

O novo estudo, publicado na revista Proceedings, os biólogos marinhos da Universidade de St. Andrews, na Escócia, aplicaram uma técnica que identifica assobios dos golfinhos usando vários critérios, tais como a sua tendência para serem repetitivos e permanecem constantes ao longo do tempo.
Assim que os pesquisadores tocaram o assobio através de um alto-falante debaixo d’água, os golfinhos responderam apenas para os seus próprios assobios. Sempre que um golfinho ouvisse o seu “nome”, ele respondia, assobiando de volta, muitas vezes imediatamente.
Alguns golfinhos se aproximaram do barco logo depois de responderem.

terça-feira, 22 de abril de 2014

ALERTA NO MAR

Foto Fernando Alexandre
Previsão de ondas de até 5 metros deixa navegação em alerta em SC

Forte ondulação sul deve entrar no litoral do Estado na noite desta terça-feira

Navegação, principalmente de pequeno e médio porte, deve ser evitada durante a quarta-feiraFoto: rio,beira do rio,ribeirinha,ribeirinho,itajai,porto,apm terminais,pesca,pescador / Agencia RBS
Durante a noite desta terça-feira a previsão do tempo indica a entrada de uma forte ondulação sul no litoral de Santa Catarina, devido a presença de um ciclone extratropical que está no mar na altura da Argentina.

Conforme a Central RBS de Meteorologia, na quarta-feira as ondas deverão se aproximar de 2 a 2,5 metros nas séries maiores pelo litoral, sendo que no alto mar elas poderão chegar entre 3 e 5 metros.

Em razão disso não se aconselha navegação ao longo do dia, sobretudo de pequeno e médio porte. A ondulação, apesar de perder um pouco de força na quinta-feira, volta a se intensificar na sexta.
(Do O SOL DIÁRIO - www.clicrbs.com.br)

ILHA - VENDE-SE


Ilha mal-assombrada é privatizada para ajudar Itália a sair da crise

Governo italiano põe imóveis à venda em leilão eletrônico, entre eles a ilha de Proveglia, onde mais de 100 mil pessoas morreram de peste e muitos loucos foram lobotomizados

MILÃO - A ilha mais assombrada do mundo está à venda. O governo italiano pôs em leilão a Ilha de Poveglia, perto de Veneza, como parte de um projeto de venda de ativos estatais para recuperar as finanças do país.

Como se não bastasse, a ilha ficaria ainda mais tristemente famosa quando, em tempos modernos, um médico fundou ali um sanatório de loucos nos quais os pacientes eram lobotomizados em massa.

O governo espera atrair investidores para construir um hotel de luxo na ilha maldita. A ilha era usada no século 15 como base de defesa contra os turcos otomanos e também tem um antigo mosteiro na costa sul.

Um quartel do exército no centro de Trieste e uma residência no centro de peregrinação católica da Loreto também estão no bloco do leilão virtual de privatização com lances programados para até o dia 6 de maio.

Internet. "Os investidores podem fazer ofertas para os nossos imóveis de todos os lugares do mundo pelo leilão virtual, desde Nova York ou Dubai", afirmou Stefano Scalera de Demanio, autoridade responsável pela administração das propriedades de estado italiano.

"Por meio da internet eles podem baixar documentos e contratos, todos eles traduzidos em Inglês", disse ele. Quarenta outros bens imóveis de vários tipos estão em oferta no site oficial para ofertas de propriedades públicas do governo italiano.

A Itália tem mais de 500 mil imóveis comerciais e residenciais e luta para vender ativos estatais, mas esbarra nas regras burocráticas de licitação.

"Desta vez é diferente, porque os principais obstáculos administrativos para esses ativos foram eliminados para acelerar a venda", disse Scalera, sem estimar as receitas que espera com a venda.

sábado, 19 de abril de 2014

OS OLHOS AZUIS DA VIEIRA

Foto Alcides Dutra

O MOLUSCO DOS OLHOS AZUIS

A vieira (Nodipecten nodosus) se alimenta filtrando água com a concha entreaberta. Para isso precisa ter certeza de que não há nenhum predador oportunista por perto, que ela percebe com seus vários olhinhos (ocelos) azuis. Eles registram as variações de luz em sua volta, e ao menor movimento suspeito, a vieira se fecha, ficando protegida em sua armadura.
Veja aqui em detalhe, um dos "olhos" azuis da vieira:

Ilha do Xavier - Florianópolis - SC.
Curta a página do INSTITUTO LARUS.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

VAI DAR PRAIA?

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FERIDÃO (18 à 21/04)

By Chuvalski, o mané do tempo!

Sexta - Sol com algumas nuvens, vai dar praia, e possibilidade de trovoadas no fim do dia, vento de Norte a Nordeste fraco e temperatura entre 20 e 25 graus.

Sábado - Sol entre nuvens pela manhã, próximo ao meio dia o tempo nubla e pode chover forte inclusive. Esta chuva deve permanecer até as 20h, quando pra por completo e o tempo começa a melhorar. Vento Norte fraco até as zonze da matina, depois vira pra Suli fraquinho. Já temperatura fica entre 20 e 24 graus.

Domingo - Sol o dia inteiro com vento Suli fraco, mínima de 19 máxima de 23 graus.

Segunda - Sol o dia inteiro, com vento rondando de Leste, Norte, Noroeste mas muito fraco, mínima de 18 máxima de 24 graus.

O céu fala e a Manezada entende.

Visite a FanPage da "Tribuzanas, Tainhas & Rabos de Galo", acessando

LAGUNA: NOS MOLHES DA BARRA

 
Fotos Elvis Palma
Numa só tarrafada, mais de 160 tainhas!
E com um monte de gente no click!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DONZELINHA

Foto Alcides Dutra
Linda, cintilante, territorialista, inquieta e temperamental.
... É, faz sentido.

Ilha moleques do Sul - Florianópolis - SC.
Curta a página do INSTITUTO LARUS. 

quarta-feira, 16 de abril de 2014

TITANIC 102 ANOS


Empresa faz expedição turística aos destroços do navio

Desde o mega sucesso de James Cameron, em 1997, o Titanic voltou a ganhar destaque mundial. Atualmente, apenas uma empresa faz expedição turística até os destroços do navio. A viagem saí do Canadá e dura 12 dias

Há 102 anos, na madrugada do dia 14 para 15 de abril, o Titanic se chocava a um iceberg no Atlântico Norte. Entre a batida e o fim do naufrágio foram pouco mais de 2h40 e cerca de 1500 mortos. Por muitas décadas, a comovente história do Titanic foi esquecida e tratada como passado até que em 1985 foram localizados os destroços do navio. Submerso a 3,8 mil metros de profundidade, o transatlântico foi localizado por uma expedição liderada por Robert Ballard. Desde então, várias de expedições partiram rumo a escuridão do fundo do atlântico.

O Titanic levou consigo o que havia de mais moderno e luxuoso em relação a embarcações naquele fatídico ano de 1912. Porém, após mais de um século do naufrágio são os turistas que vão ver de perto a história do navio. Desde sua descoberta, apenas uma companhia atuou na área com fins turísticos.

Uma empresa inglesa mantém viagens constantes para visitação dos destroços do navio. Sediada na Inglaterra, mas operando a partir de St. John’s, na Terra Nova (Canadá), ela oferece pacotes por "apenas" US$ 59 mil (R$ 130 mil) para os interessados em mergulhar num mini-submarino até os destroços. No valor está incluso refeições e as hospedagens, porém o translado não faz parte do preço. Já quem preferir ir e não mergulhar no submarino, o preço cai para "irrisórios" US$ 10 mil (R$ 22 mil).
UMA EMPRESA INGLESA MANTÉM VIAGENS CONSTANTES PARA VISITAÇÃO DOS DESTROÇOS DO TITANIC - FOTO: DIVULGAÇÃO/ LUXURY AND MORE TRAVEL

A embarcação pode submergir até 6 mil metros e tem capacidade de levar 20 turistas por viagem. A expedição até os destroços do Titanic começa em St. John’s e dura cerca de 12 dias, dependendo das condições climáticas. Os visitantes ficam hospedados num navio de pesquisas em quarto duplo. Além de conhecerem os restos do transatlântico, os sortudos ainda terão palestras e um bate-papo com exploradores e cientistas sobre o navio. Os visitantes ainda "ganham" uma réplica do conjunto de louças que foram utilizados na 1ª Classe do Titanic.

Halifax

Quem não puder gastar R$ 130 mil numa viagem de 12 dias, mas quer conhecer de perto a história do Titanic deve visitar Halifax (Canadá). Localizada na Nova Escócia, a cidade foi a base de saída dos navios de resgate que partiram para socorrer as vítimas do naufrágio.

Por isso, lá estão enterrados no cemitério de 'Fairview' mais de 100 passageiros do transatlântico e possivelmente entre eles, a vítima em que foi baseado o personagem de Di Caprio, J. Dawson. A cidade ainda possui um dos melhores museus quando o assunto é Titanic.

(Fonte: http://ecoviagem.uol.com.br/)

O QUE SERÁ?

Foto Instituto Larus
Quem caminha pelas praias já deve ter visto este tipo de estrutura. É a casca de um ovo. Daqui saiu um bebê arraia ou tubarão. Algumas espécies põem ovos como este.

Praia dos Açores - Florianópolis - SC.

Curta a página do INSTITUTO LARUS.

terça-feira, 15 de abril de 2014

AO VIVO! E HÁ CORES...

Pântano do Sul aquarelado nesta manhã de outono que quer virar inverno!

ILHA DE PÁSCOA ???


Não, não é um dos Moais da Ilha de Páscoa, é no Brasil. Esta escultura não foi obra de uma antiga cultura do Pacífico, foi esculpida pelas forças da natureza, na Ilha Moleques do Sul, perto de Florianópolis. Podemos considerar esta obra como uma expressão artística da natureza.
Curta a página do INSTITUTO LARUS. — com Alcides Dutra.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

PANGA POR LINGUADO

Foto sem crédito
Investigação aponta que empresas lucrariam até três vezes mais que valor real com fraudes em pescados

Peixes de baixo valor comercial eram rotulados como peixes nobres

As sete empresas de processamento de pescados investigadas na operação Poseidon da Polícia Federal no litoral Norte de Santa Catarina, semana passada, lucrariam até três vezes mais que o devido com fraudes. Conforme apurou a PF, além de comprar peixes de espécies extintas, as companhias são suspeitas de industrializar peixes de menor valor e vender como peixes nobres.

Uma das fraudes mais comuns seria a do linguado. No lugar dele seria vendidos de forma enganosa abalote dente curvo e o bagre do Vietnã, conhecido como panga. Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o abalote é um peixe da China, que tem baixo valor de mercado na região e inclusive se desmancha durante o preparo. O preço médio é de R$ 9 o quilo do filé, enquanto o linguado custa cerca de R$ 27.

Conforme a PF, as empresas investigadas se favoreciam especialmente do baixo valor de algumas espécies trazidas da China e do Vietnam. Esses peixes podem ser importados e comercializados no Brasil, com tanto que devidamente especificados.

Também foram detectados casos de abrótea sendo rotulada como pescada, merluza e até congrio; polaca do Alasca rotulada como merluza e congrio; e savelha como sardinha ou sardinha lage. Além disso o cherne povoeiro, ameaçado de extinção, era comercializado como garoupa.

As empresas investigadas poderão ser autuadas por crime ambiental, crime contra as relações de consumo e crimes de falsificação e uso de documento público, em razão da apresentação de documentos de rastreabilidade falsificados. O Mapa deve multar as empresas de acordo com o que for levantado a partir das apreensões.

Operação Poseidon

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a operação Poseidon em Itajaí, Itapema e Navegantes. A ação tem como finalidade coibir fraudes no processamento de pescados por empresas da região.

As empresas investigadas são suspeitas de comprar peixes de uma determinada qualidade, processar e vender os produtos como sendo peixe de valor comercial mais alto, além de industrializar espécies em extinção capturadas ilegalmente.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sete empresas, que tiveram as atividades financeiras bloqueadas nesta quinta-feira.


(Do O SOL DIÁRIO - www.clicrbs.com.br)

LÁ NO FUNDO...


Foto: Reprodução

Nova data para a aventura

Depois de adiar a expedição ao submarino alemão U-513, que seria feita em março e desbravaria o submersível usado pelos nazistas na 2ª Guerra, a Família Schürmann divulgou sexta-feira a nova data da aventura. Agora a operação está marcada para ocorrer entre 15 e 22 de maio, período em que as condições do tempo e do mar devem colaborar para as filmagens.

Também foi confirmada a embarcação de pesca do armador Joaquim Anacleto, de Itajaí, que será adaptada com equipamentos de pesquisa. Além disso, o mesmo mestre marinheiro que esteve na última expedição ao U-513 participa novamente na aventura.

No total serão 22 pessoas envolvidas, sendo três pesquisadores da Univali, um arqueólogo marinho, seis tripulantes do barco de pesca, quatro representantes de empresas parceiras e os integrantes da Família Schürmann, com o veleiro Aysso.

O principal objetivo da missão é captar imagens internas e externas do submarino, em alta definição, que confirmem a identificação do U-513. A operação inédita, com robôs entrando dentro do submersível, foi autorizada pela Marinha brasileira após mais de um ano de negociações.


(Do blog Guarda-Sol - http://wp.clicrbs.com.br/guarda-sol/)

MAR DE CLÁUDIO FRANCISCO DA COSTA

Acrílico s/ tela 

domingo, 13 de abril de 2014

sexta-feira, 11 de abril de 2014

AS TAINHAS ESTÃO CHEGANDO!

Foto Elvis Palma
Molhes da Barra - Laguna, SC, neste dia 10 de abril outonal!

MACONHEIRO

Foto Mergulho Turístico Consciente
LÁ NO FUNDO...
Peixe Olho-de- Cão, também conhecido pelos pescadores do Sul da ilha como "Maconheiro"

MELHORANDO O BERBIGÃO


Catadores de berbigão vão receber capacitação para melhorar qualidade sanitária do molusco na Ilha

Com o SIF, produto catarinense poderá ser vendido para qualquer parte do país


O comércio de berbigão em Florianópolis está a um passo de sair da condição de subsistências para buscar novos mercados. A proposta é melhorar a qualidade do molusco extraído na Tapera e Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, sul da Ilha, e garantir ao produto o SIF (Selo de Inspeção Federal). O novo modelo eliminaria a figura do atravessador na comercialização, proporcionando rendimento maior ao produtor. Ontem, catadores das duas regiões se reuniram na Câmara de Florianópolis com membros do executivo e do Ministério do Trabalho e Emprego para definir a aplicação de R$ 600 mil repassados ao município para capacitação técnica e aquisição de equipamentos.

Luiz Evangelista/ND
O molusco extraído em Florianópolis terá ainda mais qualidade com o Selo de Inspeção Federal

Atualmente, o beneficiamento do berbigão extraído no Baixio da Tipitinga, maior banco de produção no sul do país, é feito de forma artesanal pelos catadores em suas próprias casas e ranchos. “A nossa proposta é criar cooperativas e aí conquistar o selo de qualidade sanitária”, disse Fabrício Gonçalves, presidente da Associação Caminho do Berbigão. Para conseguirem tanto o selo de qualidade sanitária como a estrutura adequada para o beneficiamento do molusco os catadores pretendem reativar o prédio da CoperOstra, onde devem ser instalados equipamentos.

João Nazareno Bilck, do comitê responsável pela execução do convênio, afirma que a realidade da extração do berbigão mudará. “Eles aprenderão como manipular adequadamente o molusco de acordo com as normas sanitárias e estarão capacitados para fazer a venda direta”, disse. Cada associação terá a disposição um veículo adaptado para transporte das mercadorias. Os recursos já foram repassados à Secretaria Municipal de Pesca, e depende, agora, apenas da sua aplicação.

(Do ND - www.ndonline.com.br)