Foto Edmilson Lello |
Um jovem lobo marinho foi avistado na areia na manhã de terça-feira em uma praia do Sul da Ilha, em Florianópolis. O macho da espécie Arctocephalus tropicalis está em boas condições, possivelmente descansando de uma viagem migratória.
O animal subantártico pode ter pego uma tempestade em alto mar e procurado refúgio em uma praia de Florianópolis para repor as energias para continuar sua rota. Eles costumam ir para a terra firme apenas para descansar ou para reprodução.
De acordo com o sargento Marcelo Duarte, da Polícia Ambiental, ele deve ter vindo na corrente marítma das Malvinas, que traz as águas geladas durante o inverno, e é repleta de alimentos.
O mamífero marinho foi visto pela primeira vez na sexta-feira, mas teria voltado para água com medo dos curiosos que foram à praia para vê-lo. Ele teria voltado no domingo e escolhido um local mais deserto para dormir.
O local do descanso do animal não foi divulgado pelo Diário Catarinense a pedido da Polícia Ambiental.
— Quanto menor o contato com pessoas e outros animais, como cachorros que ficam na praia, melhor. A medida é para evitar a transmissão de doenças, que depois podem ser levadas para as colônias — afirma Marcelo Duarte.
Conhecendo o Lobo marinho
Espécie: Arctocephalus tropicalis
Idade: cerca de 5 anos
Tamanho: aproximadamente 1.20m
Peso: cerca de 60kg
Hábitos alimentares: peixes e lula
(Do Diário Catarinense - www.diario.com.br )