Foto IBF
Um filhote de baleia franca medindo 5,5 metros encalhou na manhã de ontem, domingo, na Praia do Gi, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina. De acordo com a equipe do Projeto Baleia Franca, esse foi o primeiro encalhe do ano em praias catarinenses.
Devido ao estado de decomposição, acredita-se que o mamífero já estava morto há cerca de três dias. A baleia foi avistada por volta das 8h pela polícia ambiental. A necropsia no corpo do animal não indicou causas externas para a morte. A veterinária Cristiane Koslenikovas, da Associação R3 Animal, que coordenou os trabalhos acredita que a baleia tenha morrido por falta de alimento.
Durante os primeiros meses de vida a única fonte de energia é o leite da mãe e o macho pode ter se perdido. Após a retirada de tecidos do animal para análise uma retroescavadeira foi utilizada para enterrar a carcaça.
A mortalidade de filhotes da espécie franca é comum e atinge por volta de 10% do total de nascimentos. Em 2010 foram registrados três encalhes na região, sendo dois filhotes e um adulto. Vale ressaltar que encalhes de indivíduos adultos são raros.
(Com informações do IBF e do DC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário