quarta-feira, 1 de outubro de 2014

DE NOVO OUTRA VEZ

Três baleias minke mortas no convés do navio baleeiro japonês Nisshin Maru, no Oceano Antártico (jan/2014)

Japão vai retomar a caça as baleias em 2015

Publicado por João Lara Mesquita on 2014-09-30

Mesmo questionado pela Comissão Internacional de Baleias, Japão já avisou que vai retomar a caça ano que vem.


Mesmo diante de tantos questionamentos e pressão, o Japão anunciou que colocará seu programa de caça às baleias na Antártida de volta à ativa no ano que vem. A decisão foi criticada pela Comissão Internacional de Baleias (IWC), entidade internacional formada em 1946 por diversos países para firmar compromissos de preservação das baleias.

A Comissão havia decidido, através de uma resolução, que a caça japonesa não tem propósitos de pesquisa, e portanto, não é justificável.
“O Japão vai continuar a trabalhar em sintonia com a decisão do Tribunal Internacional de Justiça, para propor um novo programa científico com baleias na Antártida, que poderá ser implementado a partir de 2015″, disse o Secretário de Gabinete do Japão, Yoshihide Suga.

“Nossas ações estão baseadas na lei internacional, em fatos científicos e no tratado internacional de caça às baleias”, reiterou o secretário do governo japonês.


Programa japonês

A caça às baleias para fins comerciais é proibida pela Comissão desde 1986, mas o Japão tinha um acordo de exceção que o permitia caçar para objetivos científicos. Em março deste ano, porém, o Tribunal de Justiça da ONU considerou que o que os japoneses estavam fazendo não tinha fins científicos.

Isso fez com que o Japão tivesse que abandonar o programa de caça às baleias na Antártida neste ano. O país continuou apenas o programa menor que tem no Pacífico Norte

Segundo o Tribunal de Justiça da ONU, desde 2005, o Japão já capturou cerca de 3.600 baleias minke.

O governo japonês enfrentou uma revolta global e recebeu reclamações inclusive de Estados Unidos e Austrália, dizendo que o programa é uma “fachada para a caça comercial”.

A carne de baleia é tradicionalmente apreciada no Japão, mas a pequena boa notícia é que a procura tem diminuído no país.

( Do http://marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: