terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

OUTROS SABORES



MARISCOS NA MESA!
E COM FRITAS...


Sem os belgas, não haveria o fish & chips, um marco na culinária inglesa e na memória de todos os brasileiros que passaram um tempo estudando ou trabalhando em Londres. É que os belgas inventaram as pommes frites, as batatas fritas. E os belgas inventaram também as moules & frites, prato que conheci em Liège - cidade natal de Georges Simenon, criador do inspetor Maigret. A idéia de servir mexilhões cozidos com batata frita foi uma revelação. É simples, barato, bonito, gostoso, diferente e rende uma sobra sensacional para ser aproveitanda no dia seguinte - o caldo de marisco. Fiz o prato várias vezes em casa, é popular entre as crianças.

É o tipo de rango-evento que tem um ar de aventura - como o fondue. É assim que eu faço, para 4 pessoas (os ingredientes, exceto as batatas, são para ser divididos em duas panelas grandes, porque os mariscos não cabem numa só, a opção é fazer em dois turnos):

- 5 kg de mariscos frescos (vivos, é claro, jogue fora os mariscos que estiverem escancaradamente abertos)
- 2 cebolas grandes, 6 dentes de alho, louro
- 2 copos de vinho branco
- 2 fatias generosa de manteiga ou margarina
- sal marinho, grãos de pimenta
- 1 kg de batatas fritas

1. Limpar os mariscos, tirar as barbas. Botar eles numa cuia com água. Jogue fora os que não estiveram fechados
2. Preparar as fritas (uso fritas que são esquentadas no forno, por pura conveniencia)
3. Esquentar a manteiga, refogar cebola e alho nas panelas
4. Adicionar o vinho
5. Quando o vinho estiver fervendo, adicionar os mariscos, acrescentar pitadas de sal e os grãos de pimenta, dar uma rápida mexida, tampar, manter em fogo médio
6. Em geral, os mariscos se abrem em questão de minutos. Deixe-os cozinhar por mais alguns minutos (tipo cinco, depois de começarem a abrir). Dispense os que não abriram
7. Sirva com as batatas fritas Guarde o líquido que ficou na panelas. É ouro. Os marisco soltam um caldo quando cozidos, perfeito para uma sopa no dia seguinte. Dizem que faz bem para ressaca.

Thomas Pappon , tarrafiado do blog BBC à mesa .
(Saiba mais no www.bbcbrasil.com.br )