sábado, 27 de março de 2021

MAR DE SABORES


PEIXADA PERNAMBUCANA
Ingredientes
3 kg de postas grandes de peixe (de preferência camurim, garoupa ou sirigado); suco de 3 limões; sal e pimenta a gosto; 2 xícaras de azeite; 3 cebolas em rodelas; ½ kg de tomate bem maduro cortado em rodelas; 1 pimentão vermelho e 1 amarelo cortado em tiras; 2 folhas de louro; leite de 2 cocos; 4 cebolas inteiras, descascadas e cozidas; 5 cenouras inteiras cozidas; 4 ovos cozidos; 1 repolho cozido; 1 maço de couve cozido; 20 vagens inteiras; 2 bananas compridas cozidas; 3 batatas doces cozidas; 8 batatas inglesas cozidas.
Preparo
Lave e tempere o peixe com suco do limão, sal e pimenta. Reserve. Enxugue o peixe, passe na farinha de trigo e frite ligeiramente no azeite. Reserve. Cozinhe as batatas inglesa e doce, as cebolas inteiras, as cenouras, o repolho e os ovos, em caldo feito da cabeça do peixe e verduras. Reserve. Em panelão grande coloque azeite, cebola, tomate, pimentão e refogue. Junte o peixe, com cuidado, para não quebrar as postas. Acrescente o leite de coco. Deixe cozinhar, até o peixe ficar macio e firme. Junte, então, as batatas — inglesa e doce, as cenouras, a cebola, o repolho e os ovos. Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo. Acrescente um fio de azeite. Na hora de servir arrume em travessa grande e junte a couve (cozida na hora, para não amarelar). Regue, generosamente, com o molho do peixe. Sirva pirão para acompanhar.
Pirão
5 xícaras do molho do peixe e 1 ½ xícara de farinha de mandioca. Leve o molho ao fogo. Quando estiver fervendo, junte levemente a farinha, sem parar de mexer, até tomar consistência de mingau e ficar transparente. Junte por cima um pouco do peixe desfiado.

(Do livro "Peixe para todos os gostos", de Maria Letícia Monteiro Cavalcanti)

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta foi a ultima postagem do Fernando. Um dia depois, exatamente no domingo de Páscoa ele foi hospitalizado, vindo a falecer 11 dias depois, no dia 7 de abril. Ele fazia este blog desde 2009, com muita dedicação e paixão, como tudo o que fez na vida.
O Sul da Ilha era seu planeta. Lá viveu por 30 anos, com sua companheira de vida e parceira de trabalho, Andrea Ramos.
Um homem grande. Um grande homem.
Jamais será esquecido.

Anônimo disse...

ol z