sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

ESGOTO IRREGULAR? DENUNCIE!

As fotos são divulgação do programa Se liga na rede

Diante da suspeita de que um restaurante, comércio ou residência não está tratando adequadamente o esgoto você pode acionar o poder público de forma simples.
A programa “Floripa se liga na rede” disponibiliza um canal na internet para efetuar a denúncia.

Acessando este link o cidadão preenche um breve formulário com os dados pessoais (a identidade do denunciante é mantida sob sigilo) e, em seguida, descreve o local onde haveria alguma irregularidade e marca uma das sete opções que aparecem.
Confira:

Em dois meses, foram 303 inspeções no Centro
Desde o final de novembro, o “Floripa se liga na rede” realizou 303 inspeções em imóveis do Centro da Capital, entre edifícios residenciais e comerciais de grande porte, hotéis, escolas, restaurantes e casas.
Outros 818, receberam comunicado para agendar a inspeção do programa.
Os números são expressivos porque os fiscais realizam testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias.
Assim, a depender do porte do edifício, os pontos testados – pias, tanques, ralos e vasos sanitários – podem ultrapassar a centena, com a vistoria tomando um dia todo da equipe técnica do programa.

Problemas em 90% dos imóveis

É um trabalho metódico que está constatando volume considerável de irregularidades nas proximidades da Beira-Mar Norte: esgoto conectado à rede pluvial, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão e água pluvial conectada à rede de esgoto, entre outras inadequações.
Atualmente, mais de 90% dos imóveis do Centro apresentam algum tipo de problema relacionado a esgoto.

A taxa tende a diminuir com o tempo: alguns moradores já realizaram as obras de adequação dentro do prazo e estão agendando o retorno do Se Liga para comprovar que agora estão regulares.

Assim, de acordo com a Prefeitura de Florianópolis, cumpre-se o objetivo principal do programa: não apenas fazer o diagnóstico, mas alertar o morador sobre a dimensão do problema causado pelo esgoto irregular e lhe dar a oportunidade para regularizar, com prazo e orientação técnica gratuita, as ligações sanitárias do seu imóvel.

A lista dos profissionais habilitados para regularizar esgoto

No site do “Floripa se liga na rede” há uma lista de 54 profissionais que realizaram um curso que os habilitou a fazer a ligação de esgoto do imóvel à rede pública da Casan.

Eles receberam aulas teórica e prática sobre normas e procedimentos para a correta ligação do imóvel à rede de esgoto e, ao final, foram credenciados pela Caixa Econômica Federal para prestarem serviço aos usuários do cartão de crédito ‘Se liga na rede’.



Nenhum comentário: