quinta-feira, 15 de agosto de 2019

FALANDO DO CAMPECHE

Acervo: Casa da Memória de Florianópolis
MEMÓRIA DO CAMPECHE – 1970


A Unidade de Paisagem da Planície do Campeche, constitui integralmente a Unidade de Território Planície Central com matriz de planície sedimentar, em parte inundável, e nas últimas décadas foi afetada pela ocupação clandestina e legalizada, que prejudicou sobremaneira os ecos-sistemas naturais, principalmente pela carência de infraestrutura de saneamento, além de extensividade da urbanização, comprometendo a paisagem natural.

A planície está integrada pelas localidades do Campeche, Areias, São Sebastião e pelos balneários do Campeche e Morro das Pedras na parte Leste; Carianos e Aeroporto, na parte Oeste e Tapera e Alto Ribeirão na parte Sul e Sudoeste. Na porção Leste, os cordões dunares, em sua maioria já fixados pela vegetação, formam pequenas lagoas e banhados intradunas, que armazenam águas de chuva e de superfície. A hidrografia e dominada pelo rio Tavares que, formado na encosta Leste dos morros da dorsa Central é alimentado por diversos córregos e riachos em seu trajeto pela planície, desembocando na baia interior, em sua porção Sul, formando manguezal de importante função ecológica junto à foz.
As lagoas da Chica, quase totalmente aterrada e a Pequena, de dimensões reduzidas, mas mais profunda, são as principais lagoas de retenção de águas pluviais. A planície é recoberta por vegetação de mangue, restinga e floresta de planície quaternária, distribuídas em manchas isoladas por vegetação de gramíneas de regeneração decorrente de desmatamento. Junto aos extensos cordões dunares que se estendem ao longo da praia, a vegetação de transição entre as dunas e a restinga é característica local.

A paisagem de matriz rural sofre ainda com a rápida transformação em diversas partes da planície, com destaque para a urbanização extensiva, legal e clandestina na porção Leste, com maior concentração e densidade junto à orla.

Uma grande área não ocupada e pertencente à União vem sendo alvo de pressões ocupacionais por loteamentos oficiosos. Há de destacar que a urbanização, irregular ou oficial, de modo indiferente ocupou a planície, gerando a necessidade de planejamento, que ocasionou embates entre associações comunitárias, grupos ambientalistas e técnicos de diversas instituições de ensino superior e áreas do conhecimento, que vem sendo discutido atualmente na elaboração do Plano Diretor da Planície do Campeche.

Nenhum comentário: