sábado, 19 de janeiro de 2019

MAR DE MERDA

Foto: Cristiano Estrela / Diário Catarinense)

Aumenta número de pontos impróprios para banho nas praias de SC

Dos 229 pontos analisados semanalmente pelo IMA, 77 estão poluídos

Aumentou o número de pontos impróprios para o banho nas praias catarinenses. É o que aponta o relatório semanal do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Dos 229 locais avaliados no litoral do Estado, 77 estão contaminados. Isso significa que praticamente um a cada três pontos está poluído, ou 33,6% do total analisado. Na semana passada, eram 60 pontos.

Essa contaminação por esgoto doméstico é verificada pela contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais e que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, explica o IMA. 


Só na Capital, dos 85 locais avaliados, 23 estão impróprios para o banho, o que representa 27% dos pontos poluídos. Uma das situações mais críticas aparece em Balneário Camboriú: dos 15 pontos avaliados, 12 estão impróprios (80%). Em Porto Belo cinco dos seis pontos da análise estão impróprios, já em Bombinhas, são nove locais avaliados e cinco impróprios. 

Araranguá, Jaguaruna, Passo de Torres e Imbituba são os únicos municípios englobados pelo relatório onde todos os locais estão próprios. As coletas foram realizadas de 14 a 16 de janeiro nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.

No início das análises semanais feitas pelo IMA nesta temporada, em 7 de dezembro de 2018, eram 49 pontos impróprios.

Como é feita a análise de balneabilidade
A análise considera a presença de bactérias que podem ser nocivas à saúde dos banhistas e leva em consideração o conjunto das últimas cinco análises. Para que um ponto seja considerado impróprio, duas dessas cinco análises precisam ter resultados negativos — com mais de 800 coliformes por 100 mililitros de água. Outra possibilidade de o ponto não estar banhável é se em apenas uma coleta forem localizados mais de 2 mil coliformes por 100 mililitros de água. 
Coleta é feita desde 1976

O boletim de balneabilidade é divulgado pelo governo desde 1976. O objetivo é mostrar quais áreas estão contaminadas ou não por esgoto doméstico. Para que a análise determine um resultado, os técnicos do IMA verificam a contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente. As coletas são realizadas nos pontos que recebem maior incidência de banhistas durante a temporada e também nos locais mais suscetíveis à poluição. 

(Do https://www.nsctotal.com.br/)

Nenhum comentário: