Turismo de observação de baleias será regulado pelo governo ainda este ano, diz ministro
Por Dagmara Spautz
O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, diz que o Ministério do Meio Ambiente está em vias de assinar o decreto que autoriza o turismo de visualização de baleias embarcado, que está proibido desde 2012.
Lummertz tem acompanhado o processo de perto, devido ao interesse turístico do assunto. O documento virá com regulamentação da distância mínima entre os barcos e os animais, e outras regras de segurança. A meta é assinar o decreto entre outubro e novembro deste ano, o que permitirá organizar as expedições até a próxima temporada de avistamentos. É possível que a assinatura ocorra em Santa Catarina, que tem recebido o maior número de baleias no Brasil.
Cuidado é necessário
O decreto federal virá em boa hora. As baleias estão chegando com mais frequência, e aparecem em diversas regiões no Estado — este ano, por exemplo, tivemos avistamentos em Bombinhas e Balneário Camboriú. Assim, o turismo de visualização poderá expandir para todo o Litoral.
No entanto, é preciso cumprir as regras. Não foi à toa que a ONG Sea Shepherd conseguiu barrar na Justiça a visualização embarcada. São comuns os abusos, como excesso de aproximação e importunação dos animais. Por isso é importante que, além dos barcos credenciados, essa conscientização também ocorra entre as tripulações de embarcações particulares de lazer. A natureza agradece. E a economia também.
(Do https://www.nsctotal.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário