Depois de sentença em Tribunal Internacional, Japão renunciou à caça a baleias e se dedica agora apenas a estudos não letais de observação.
Japão volta a estudar os mamíferos na Antártica mas promete não capturá-los.
Desde o último dia 8 de janeiro, navios japoneses passaram a realizar pesquisas sobre as baleias na Antártica, mas sem caçá-las. De acordo com a agência de pesca japonesa, esses estudos de observação serão realizados até 28 de março e a princípio, não são letais.
Os barcos zarparão do porto de Shimonoseki sem arpões a bordo, disse a agência de pesca do Japão.
O país renunciou à caça a baleias na Antártica durante a temporada 2014-2015 após uma sentença do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ). Em março de 2014, o TIJ considerou que o Japão utilizava com fins comerciais uma atividade de pesquisa.
Porém, as organizações ambientalistas temem que o Japão ignore a decisão do TIJ e retome a caça a baleias na temporada 2015-2016.
Resta saber agora se os orientais irão cumprir com o que estão realmente divulgando em relação à caça na Antártica. Ao mesmo tempo, o país continua caçando baleias “em nome da ciência” no Pacífico noroeste, onde em 2013 capturou 132 cetáceos.
(Do https://www.facebook.com/marsemfim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário