sexta-feira, 24 de agosto de 2018

LIVRE, LEVE E SOLTA!

Foto Protocolo de Encalhe da APA da Baleia Franca / Divulgação

Baleia presa em rede de pesca no Pântano do Sul é salva em Garopaba

Animal havia emalhado no Pântano do Sul na quarta-feira, conseguiu nadar até a praia de Garopaba, onde profissionais conseguiram soltar a rede

A operação para libertar o filhote de baleia-franca que ficou preso em uma rede de pesca na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, na quarta-feira (22), teve desfecho positivo na tarde desta quinta a alguns quilômetros dali, em Garopaba.

No início da manhã, enquanto o helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros sobrevoava a região sul da Ilha de Santa Catarina em busca do animal, pescadores avistaram o filhote e a mãe na região da Praia Central de Garopaba. Imediatamente, a equipe resgate se deslocou até o local. Duas embarcações de apoio, uma da Polícia Federal e outra de pescadores de Garopaba também auxiliaram na logística. 

A imagem pode conter: oceano, atividades ao ar livre, água e natureza
Uma equipe de técnicos e bombeiros, sob orientação do analista ambiental do Ibama Leandro Aranha, especialista em desemalhe de grandes cetáceos, se aproximou do filhote usando um bote do Corpo de Bombeiros e, após três horas de trabalho, conseguiram cortar e remover toda a rede que estava enrolada no animal.

— A mãe estava super tranquila. Já o filhote, apresentava cansaço — observou Aranha. 

Para ele, o emalhe é um alerta para que se busquem soluções para a retirada destas redes de pesca de espera e as redes fantasmas espalhadas pela costa brasileira.

— É o sétimo caso de emalhe de baleia no país este ano. É uma obrigação do poder público, mas também precisa ser discutido com os setores envolvidos — enfatizou. 

A operação de resgate foi iniciada ontem, mas teve que ser encerrada pela complexidade da situação. A baleia estava muito enrolada na rede e a mãe estava próxima ao local. Como a baleia estava conseguindo se locomover, mesmo emalhada, duas boias de sinalização foram presas à rede para auxiliar na localização do animal. 

O desencalhe e desemalhe de grandes cetáceos segue um protocolo desenvolvido na APA da Baleia Franca, unidade de conservação federal sob responsabilidade do ICMBio, com base em experiências bem sucedidas na região. O protocolo é utilizado nacionalmente e divulgado internacionalmente. 

A equipe do Protocolo de Encalhe e Desemalhe da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF) que ajudou na soltura da baleia foi formada pelo ICMBio, Instituto Australis/Projeto Baleia Franca, UDESC/Laguna, Associação R3 Animal e Corpo de Bombeiros.

Como ajudar 

Caso encontre um animal marinho encalhado ligue imediatamente para 0800 642 3341. Nunca o force a voltar para a água. Caso o animal esteja preso à rede dentro da água, não se aproxime. A presença de embarcações pode estressar ainda mais o animal. Ajude a isolar a área mantendo pessoas e animais domésticos afastados. Colabore com a sensibilização e a conscientização da comunidade.
Foto Protocolo de Encalhe da APA da Baleia Franca / Divulgação

(Release do Instituto Australis / Projeto Baleia Franca  publicado na íntegra pelo http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/)

Nenhum comentário: