sexta-feira, 30 de junho de 2017

LÁ NO FUNDO...

Foto: National Geographic

Sailfish, predador sofisticado

O sailfish, ou peixe- vela, é uma espécie natural das regiões tropicais e sub-tropicais do Atlântico, Pacífico, e Índico. Em distâncias curtas ele é um campeão, pode atingir até 119 KM/h. Seu corpo afilado é perfeito em termos de hidrodinâmica e, além de poderosa nadadeira caudal, há a dorsal, em forma de vela, daí o nome do peixe, para ajuda-lo a alcançar velocidades inimagináveis.

O Sailfish e a pesca esportiva

Ele já foi considerado uma das espécies mais nobres da pesca esportiva, tendo estrelas mundiais como experts na prática. Ernest Hemingway foi um dos mais conhecidos. Em retribuição, escreveu um de seus mais belos livros: O Velho e o Mar, publicado em 1952. 
O enredo virou filme e peça de teatro. Com sua publicação Hemingway ganhou o prêmio Pulitzer, no mesmo ano, e se credenciou ao Nobel, que ganharia dois anos depois. Com carreiras arrasadoras, muita força e resistência, o sailfish não se entrega com facilidade, exigindo muita perícia do pescador esportivo.

Foto: wikipedia
Mas a espécie esta sofrendo com a sobrepesa, e até mesmo a pesca esportiva. No passado era comum achar exemplares com mais de cem quilos, hoje, quando se fisga um de 40 kg, já é considerado uma presa excelente, o que demonstra a diminuição dos tamanhos da espécie. No Brasil até abaixo-assinados foram feitos na expectativa de se proibir este tipo de pesca.

(Do www.marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: