quarta-feira, 13 de maio de 2015

NÃO É HISTÓRIA DE PESCADOR - COLUNA OS MANÉS


Imagina essas côza linda na panela, fritinha, com aquela cachacinha do Ribeirão..
.Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

 Tainha é côza nossa, agora expia as ovadas de dijaôji

Rodrigo Stüpp e Jorge Jr.
esportes@horasc.com.br

Elas chegaram! Degavarzinho, os manés dásh tradicionash comunidades de pescadores de Flonópsh já estão metendo o cerco e enchendo as redesh de tainha, esse peixe que vem lá do estado vizinho para dar alegria pra turma da pesca aqui (sem maldade e piadinha com os co-irmãos).

A turma do Santinho, não tem, ontem saiu na correria e na gritaçada pra arrastar másh um lanço cheio de tainha. Não foi uma tonelada, mas só de começar o saragaço na praia já vale a pena. O istepô do Guto Kuerten estava lá na hora e fotografou, dando um banho!
*
Ovada ou não? A baita da Mariana Souza saiu no Cacau Manezes, nosso guru. O mané Darci pergunta: será que ela sabe escalar uma tainha? 
— E precisa, mô pombo?


Foto: Alex Ribeiro/Divulgação
Fios desemcapados

O Dazaranha, esses caco criado tudo no Saco Grande 1 (de novo, ozôtro chamam de João Paulo), tem a música “Vem Menino” que diz: “A filha do Fred Flinstone visitou a Ilha e não gostou do Rio Tavares”. A curixca pode não ter curtido a área, másh os bandidosh tão fazendo a festa na região. Tão sendo másh rápido que ash ligêras que dão do nada no cara quando tá no Ticen. Alô, otoridade! Vamo olha dereitinho pra turma do Suli da Ilha, tem que dar um guenta nesse bando de fio desemcapado.
Sucesso na telaA coluna de trezontonti sobre os cinema antigos de Flonóposh, môs quiridos, bombou. Uma raça lembrou de mais uma carrada de outras salas que faziam a alegria dos jovens dazantiga, hoje já coroas. Jussara Maria De Brito Tin, Leandro Baptista de Souza e o Velho Lobo do Mar também lembraram dos filmes no Ixtreitos Unidos e também na Ilha. 
Tinha o Jalisco, do ladinho do Exército, o Glória, no Clube 12 de Setembro e o Cine Império, que tinha só filme de gente se sarrando.

Glossário

Antão – Então
Açucre – Açucar
Afamilhado – Cheio de filhos
De bode – De cara feia
Carambota – Cambalhota
Coça – Surra
Fundura – Profundidade do mar
Galfo – Garfo
Godô – Enrolar
Já di – Já dei
Lestada – A ventania de ontem em Flonópsh
Mazanza – Tanso
Murrinha – Chato
Paranho – Teia de areia

(Do www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: