terça-feira, 13 de maio de 2014

AS SARDINHAS QUE SE CUIDEM...


A ANCHOVETA, PEIXE CARACTERÍSTICO DO LITORAL PERUANO, CHEGA AO BRASIL EM VERSÕES CONGELADA E ENLATADA EM CONSERVA

O Peru lança no mercado brasileiro a anchoveta, peixe de água fria, similar à sardinha brasileira, encontrado no oceano Pacífico e em abundância no litoral peruano.Com alto valor proteico, a anchoveta é rica em ômega 3 e 6 – ácidos graxos poli-insaturados, que são potentes antioxidantes e não são produzidos pelo organismo.As anchovetas enlatadas em conserva, nas versões em molho de tomate e em óleo comestível, já estão sendo vendidas na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para este ano, a expectativa é de expandir a distribuição para as cidades do interior do estado de São Paulo e para as cidades de curitiba e Belo Horizonte.

Indústria de pesca peruana

O litoral peruano possui 3.080 quilômetros (sendo 900 mil quilômetros de mar territorial), banhados por correntes marítimas favoráveis, que atraem cardumes variados. Essa condição geográfica favorece a indústria pesqueira, parte importante da economia do país. O Peru comercializa cerca de duas mil espécies de peixes, moluscos, crustáceos, algas e ouriços colhidos no oceano, além dos pescados nos rios e nos lagos, e dos cultivados em criadouros.

A indústria pesqueira peruana é conhecida por sua sustentabilidade e por um manejo ambiental afinado com as mais rigorosas normas internacionais. As autoridades sanitárias oficiais garantem condições higiênicas tanto no cultivo como na extração e no processamento de todos os produtos. Os pescados peruanos chegam ao mercado internacional congelados e enlatados em conserva

(Do http://www.segs.com.br/demais-noticias/157115-peru-apresenta-novidade-gastronomica-ao-mercado-brasileiro.html)

Nenhum comentário: