quinta-feira, 10 de abril de 2014

BAGRE POR BADEJO


Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão
Foto: Rafaela Martins / Agência RBS

Polícia Federal deflagra operação para coibir fraude no processamento de pescados no Litoral Norte
Agentes estão cumprindo mandados em empresas de Itajaí, Itapema e Navegantes


Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a operação Poseidon em Itajaí, Itapema e Navegantes. A ação tem como finalidade coibir fraudes no processamento de pescados por empresas da região.


As empresas investigadas são suspeitas de comprar peixes de uma determinada qualidade, processar e vender os produtos como sendo de peixe de valor comercial mais alto, além de industrializar espécies em extinção capturadas ilegalmente.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Enquanto estão sendo realizadas as diligências, nesta quinta-feira, as empresas investigadas terão as atividades econômicas suspensas. Durante o cumprimento dos mandados foram re4colhidas amostras de pescados para análise. A operação ocorre em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As investigações começaram há cerca de seis meses depois que a PF recebeu informações de que empresas da região estariam adquirindo o pescado ilegal, promovendo a beneficiamento e posterior comercialização, rotulando o produto com nome diverso. O Mapa também verificou que algumas empresas costumavam ser alvo de autuações administrativas por conta da troca de espécies na rotulagem do produto.

A Polícia Federal destaca que em Santa Catarina estão instalados 80 dos 326 estabelecimentos sob Inspeção Federal do Brasil, e entre eles estão as maiores empresas processadoras nacionais de peixe congelado. Também aqui no Estado se concentram os maiores volumes de processamento de espécies importadas, seja como importações para venda direta, seja para fracionamento e reembalagem, e nessas espécies são observados os casos mais frequentes de troca de peixes.

(Do O Sol - http://osoldiario.clicrbs.com.br/)

Nenhum comentário: