Ponto para a memória - Praia da Armação
Memória e histórias da Armação movimentam o sul da ilha neste sábado, dia 13, com lançamento de documentário no Cineclube Armação e projeções mapeadas no Ponto de Cultura Baleeira.
O que acontece quando boas e velhas fotografias guardadas em caixinhas, gavetas, porta-retratos, quadros que pendem das paredes transitam nas mãos de senhoras e senhores que vivem na Armação desde muito tempo e por gerações? Entre mil e uma histórias, despertam lembranças de tempos passados, compõem quadros que animam outras imagens da vida presente.
É o que aborda o documentário “Foto Sensível”, de Tati Costa e Daniel Choma, produzido pelo Instituto Câmara Clara, que será lançado neste sábado dia 13, no Cineclube Armação às 20 horas. Com duração de 25 minutos, apresenta fragmentos de memórias coletivas sobre ofícios e cotidianos da Armação, localizada ao sul da Ilha de Santa Catarina. A partir de imagens praticamente esquecidas, guardadas há tempos pelo tempo, dispersas em diferentes acervos públicos e principalmente particulares, foram reunidos e trazidos à cena os segredos ali guardados e latentes. Foram vinte e cinco entrevistas onde a fotografia assumiu o papel de condutor das conversas e de fagulha que acende a memória. No evento também será lançado o livro DVD Foto Sensível – Lembranças da Armação, que traz cerca de 40 fotos antigas sobre o bairro e o documentário.
Após a exibição, o público será convidado a caminhar, acompanhando a cantoria de Nivaldo Cunha, Ondina Silveira, mestres e músicos da cultura popular da região, até o Ponto de Cultura Baleeira, cenário que receberá a intervenção artística “Entre a memória e a projeção”, de Kiyoe Iizuka e Mário Cassettari.
Ali, histórias reais, lembradas, vividas, sentidas e imaginadas nas performances de três personagens que habitaram a casa há sessenta anos atrás – e que continuam a frequentá-la no grupo de renda de bilros, nos cafés e oficinas que animam o Ponto de Cultura Baleeira –, serão transformadas em projeções que resignificam o conteúdo dos depoimentos registrados em entrevistas.
Ao ocupar com projeções diversas superfícies o efeito de perspectiva provoca-se a sensação de estar, de fato, no presente do acontecimento relatado. Da cama onde se dormia, da cobra que comia ratos e andava sobre o teto, do peixe que pula na pia perto do fogão... Experiências audiovisuais que aguçam os sentidos do público para perceber cheiros, sabores, olhares, sons e sensações do passado linkado com o presente tecnológico da projeção digital.
O ponto de chegada é o mesmo da partida: valorização afetiva dos espaços e dos personagens, em sua existência no presente. Fica o convite para conferir, ver, ouvir e participar!
Toda a programação é gratuita e aberta para todos os públicos e idades.
Serviço
O quê?
Lançamento do documentário Foto Sensível e intervenção artística Entre a memória e a projeção.
Programação gratuita, aberta a todos os interessados.
Quando e onde?
Sábado, dia 13/07/2013, a partir das 20horas no Cineclube Armação (Escola Dilma Lúcia dos Santos - Rodovia SC 406, n 6005), e a partir das 21horas no Ponto de Cultura Baleeira (Rodovia SC 406, n 5820).
Armação do Pântano do Sul, Florianópolis –SC.
Mais Informações
Sobre a intervenção Entre a memória e a projeção
http://entreamemoriaeaprojecao.blogspot.com.br/
Sobre o Cineclube Armação e Ponto de Cultura Baleeira
(48) 9145-9550 | (48) 8808-0648
http://cineclubearmacao.blogspot.com.br/
Sobre o Instituto Câmara Clara
contato@camaraclara.org.br | (48) 9633-5903
www.camaraclara.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário