Festa no Campeche, Sul da Ilha, celebra abertura da pesca artesanal da tainha
Comemorações terão café da manhã comunitário, procissão, missa campal e atrações culturais
por Edinara Kley
O feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º/5) também marca a abertura da temporada de pesca artesanal da tainha que terá festa na praia do Campeche, Sul da Ilha. As festividades celebradas há mais de cem anos no litoral catarinense e há oito na Ilha começam cedo e se estendem por todo o dia.
Um café da manhã comunitário abre as comemorações. Em seguida está prevista uma procissão que sai às 9h45min da rótula da Avenida Pequeno Príncipe em direção ao Rancho da Canoa, onde a safra será abençoada com uma missa campal. Além das celebrações religiosas, haverá apresentação da banda Gente da Terra, dos alunos do projeto Rancho da Canoa, Dona Bilica, roda de capoeira, cabo de guerra e queima de fogos.
“Amanhã é dia de festa, dia de alegria e de ninguém ficar de cara feia”, destacou o pescador Getúlio Manoel Inácio, representante da Associação de Pesca Artesanal do Campeche, e idealizador do evento. Ele também é proprietário do Rancho de Canoa, local que sedia o encontro de pescadores e moradores da Ilha e de outras cidades que ainda mantém a pesca artesanal da tainha, como Garopaba e São Francisco do Sul. Se o tempo colaborar, ele espera reunir cerca de 2.000 pessoas na praia do Campeche.
O Rancho da Canoa é um tradicional rancho de pesca que foi adaptado para abrigar projetos culturais, entre eles o Cineclube Dona Chica, uma homenagem à mãe de Getúlio, Francisca Paulina Inácio.
(Do ND - www.ndonline.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário