quarta-feira, 1 de agosto de 2012

2012, O ANO SEM TAINHAS

Foto Fernando Alexandre
Santa Catarina tem a pior safra
da tainha dos últimos 10 anos

Captura total foi de apenas 30% da média histórica

As esperadas tainhas do inverno, neste ano não apareceram. A safra, que começou em 15 de maio e terminou em 15 de julho, deixou pescadores e consumidores frustrados. De acordo com o Grupo de Estudos Pesqueiros da Univali (GEP), responsável pela coleta oficial dos dados no estado, 2012 fechou com saldo de 778 toneladas capturadas. No ano passado foram mais de 3 mil toneladas.

A explicação para o fenômeno, segundo o mestre em Oceanografia Biológica, doutor em Ciências Naturais e membro do GEP, Paulo Ricardo Schwingel, está na mistura dos fatores climáticos, como o atraso do inverno, e a acirrada lesgislação na pesca industrial.

Nas bancas do Mercado do Peixe de Itajaí, a tainha ainda está sendo vendida ao preço de R$ 7 sem ova. São as últimas unidades da fraca safra.
(Do Sol Diário - veja mais no www.soldiario.clicrbs.com.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

a tainha e pescada na epoca errada,quando ela vai desovar.mata-se pai e mae,como vai ter filhos?os orgaos ambientais multao e tiram as tarrafas dos pescadores e liberam a pesca embarcada profissional a matar toneladas de tainhas.parece que quanto mais estudam mais b....ficam.