sexta-feira, 13 de julho de 2012

PESCA ILEGAL

Foto Divulgação/Polícia Federal
PF apreende uma tonelada de peixes em operação
de combate a pesca ilegal na Grande Florianópolis

Sonar e rede de pesca do barco flagrado com a carga ilegal foi recolhida
Duas embarcações da PF e do ICMBio flagraram peixe escondido no porão do barco
Uma embarcação foi flagrada pela Polícia Federal e fiscais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) na altura da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, com aproximadamente uma tonelada de peixes capturados ilegamente. A carga estava escodida no porão do barco, que já estava transportando 300 Kg de corvina de forma também irregular. Todo o material foi apreendido e doado para o programa Mesa Brasil do SESC.

A operação foi realizada no fim da tarde da última quinta-feira e envolveu policiais do Nepom (Núcleo de Polícia Marítima) de Florianópolis, que estavam a bordo de duas embarcações.

Os agentes flagraram a traineira Andre Macari I logo após a captura das corvinas, de acordo com as declarações dos pescadores feitas à PF. A pesca de corvina por cerco de traineira é proibida pela portaria 43/2007 do Ibama nas regiões Sul e Sudeste do país.

Ao descarregar o pescado, a PF e os fiscais do ICMBio ainda encontraram o porão onde estava estocado mais 800Kg de corvina e outros 200Kg de espécies variadas de peixes.

O mestre do barco, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante e conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Florianópolis. A embarcação foi apreendida e levada para o Nepom, em Florianópolis, onde a rede de pesca e o controle do sonar foram apreendidos pelo ICMBio.

Em nota, a PF afirmou que esta ação do Nepom realizada em parceria com o ICMBio faz parte de um conjunto de atividades de repressão a pesca ilegal de corvina no norte da Grande Florianópolis, que é reliazada por pescadores artesanais, conforme a orientação da portaria

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.diario.com.br)

Nenhum comentário: