sexta-feira, 13 de julho de 2012

MÃE COM FILHOTE

Foto André Barreto-CTTMar/Univali
Baleias franca aparecem em Balneário Camboriú
Mãe e filhote chamaram atenção enquanto nadavam pela Praia Central

 A sexta-feira gelada trouxe visitas inusitadas à Praia Central de Balneário Camboriú. Duas baleias da espécie franca passearam calmamente pela orla, atraindo os curiosos olhares de quem passava pela praia.

Aparentemente, era uma mãe com o filhote: um sinal de que as baleias podem estar retornando a locais onde não eram vistas há décadas. Os animais nadaram entre a Ilha das Cabras e o molhe Sul.

– Elas estavam mais ao Norte do que costumam, e isto é um bom sinal. Embora a população atual de baleias franca seja muito menor do que em tempos coloniais, está aumentando. E começa a reocupar áreas que ocupava no passado – diz André Silva Barreto, doutor em Oceanografia Biológica e professor do CTTMar/Univali.

As baleias franca costumam aparecer no Litoral catarinense durante o segundo semestre, principalmente entre os meses de agosto e setembro, quando reproduzem ou dão à luz os filhotes.

Segundo Barreto, a baleia maior que se aproximou da praia em Balneário Camboriú estava, provavelmente, amamentando o bebê.

A cena atraiu embarcações que passavam pelo local – o que pode afugentar os animais. O professor alerta que, por se tratar de uma espécie protegida, as leis ambientais limitam em 100 metros a aproximação com o motor da embarcação ligado. Desrespeitar as regras pode resultar em multa.

(Do JORNAL DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: