quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

OS MENINOS DA PRAIA ESTÃO DE VOLTA!



O lendário grupo americano "Beach Boys" anunciou planos de retomar atividades, com uma turnê e um novo disco, em 2012, que marcará os 50 anos de formação da banda.
O grupo de cinco integrantes contará com membros da formação original, entre eles, Brian Wilson - o cérebro por trás do clássico Pet Sounds -, Mike Love e Al Jardine.
A turnê do grupo contará com 50 apresentações e percorrerá diferentes países. Al Jardine disse que o grupo irá se apresentar na cerimônia de entrega dos Prêmios Grammy, em 12 de fevereiro, onde prometeu que eles farão ''algo realmente empolgante''.

Saudades

O primeiro show oficial da banda que cunhou clássicos como Good Vibrations, God Only Knows e Surfin' USA se dará na cidade de Nova Orleans, no dia 27 de abril de 2012.
Além dos três integrantes da formação original, o grupo terá ainda a companhia de Bruce Johnston e David Marks, que há anos vêm tocando com a banda.
Brian Wilson afirmou que ''este aniversário é especial para mim porque sinto saudades dos rapazes,e será empolgante fazer um novo disco e subir ao palco com eles novamente''.
Mike Love acrescentou que ''a música tem sido o fator unificador e harmonizante em nossa vida desde a infância. É uma bênção que possamos compartilhar isso com o mundo.''
Ele fez uma brincadeira com o título de uma das músicas da banda, dizendo ''Não seria bom fazer tudo isso novamente? Absolutamente!'', em referência ao clássico Wouldn't It Be Nice, cujo título significa ''Não Seria Bom''.
Os irmãos de Brian Wilson, Dennis e Carl, que fizeram parte da formação original, morreram, respectivamente, em 1983 e 1998.

SURF, GRANA & DROGAS

O grupo, cujo som era evocativo do estilo de vida praiano da Costa Oeste dos Estados Unidos, fez imenso sucesso na década de 60, mas sua popularidade foi declinando, especialmente a partir da saída do cantor e compositor Brian Wilson, devido a problemas psicológicos e uso de drogas.
A partir dos anos 80, a banda se viu envolvida em uma série de disputas legais a respeito do uso do nome, com Love e Jardine alcançando um acordo extra-judicial em 2008.
Wilson enveredou por uma carreira solo, após anos inativo, e recentemente concluiu a sua versão de Smile, o disco que deveria ter sido o sucessor de Pet Sounds, mas que acabou sendo abandonado.
Até hoje, Pet Sounds é considerado um dos discos mais importantes na história do rock.

(Com informações da BBC Brasil)

50 anos depois


Pra entender...

Beach Boys - Como eram conhecidos os surfistas e salva-vidas havaianos que orientavam e ensinavam surf aos turistas que frequentavam os luxuosos hoteis do Hawaii no começo do século passado. Eles são os responsáveis pelo ressurgimento do surf naquela época. Entre eles, figuras lendárias como Duke Kahanamoku e Rabit Kekai. Também nome de lendária banda californiana criada em 1961 por Brian Wilson, considerada uma das precursoras da musica surf. Os "Beach Boys" surgiram no mesmo ano e mês que os "Beatles", chegando em toda sua tragetória a gravar 32 discos. O primeiro album lançado foi "Surfin Safari" e a  banda foi responsável por grandes sucessos como "Califórnis Girls" e "Surfin USA." Seus integrantes, os irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson, mais Al Jardine e Bruce Jones se apresentaram juntos pela última vez no dia 21 de junho de 1980, no Knebworth Park, em Hertfordshire, Inglaterra. Em 2003, com outra formação, lançaram o dvd "Good Timin."
(Verbete do "Dicionário do Surf - A Língua das Ondas", de Fernando Alexandre/ ilusrações Andrea Ramos - Cobra Coralina Edições - 2004)

Nenhum comentário: