Foto Andrea Ramos
Oficialmente, as tainhas podem ser capturadas até o dia 31de julho, quando começa o período do defeso. Mas para os pescadores da maioria das praias da ilha, o tempo das tainhas já passou.
No Pântano do Sul, "Osmarina", "Terezinha", "Mariposa" e "Espírito Santo", as canoas-bordadas da pesca já voltaram para os ranchos. De lá só sairão agora no próximo ano, quando os pés de Espinheiro florirem e as Aroeiras se encherem de frutos, renovando as esperanças e anunciando uma generosa safra para 2012.
A deste ano foi das piores: apenas 6.830 tainhas foram cercadas na praia, menos da metade de 2010, que somou 15.737 peixes.
Em todo o estado foram capturadas artesanalmente este ano 810 toneladas do peixe, superando em apenas 40 mil tainhas a safra do ano passado, que foi de 770 toneladas.
Agora, outros barcos, outras redes, outros peixes.
É TEMPO DE ANCHOVAS!
E elas já estão aparecendo em grandes cardumes e pescadas em toneladas que já ultrapassaram em muito a quantidade de tainhas lanceadas. E como as Anchovas são predadoras e atacam outros peixes, definitivamente as tainhas se foram...Agora, só ano que vem!
Afinal, pescador não escolhe quando vai para o mar.
Quem manda é o peixe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário