sexta-feira, 22 de julho de 2011

EM BUSCA DAS BALEIAS

Foto IBF
Uma equipe do projeto Baleia Franca está realizando nesta sexta-feira ensolarada sobrevoos de observação pelo Litoral Sul de Santa Catarina para monitorar a população dos cetáceos que visitam a região nesta época do ano. Esse deve ser o primeiro de três voos que serão feitos até novembro na área compreendida entre o Sul da Ilha de Santa Catarina e a divisa com o Rio Grande do Sul.

Além da equipe do projeto, o analista ambiental do Centro de Mamíferos Aquáticos/ICMBio, Dr. Paulo Flores, que trabalha com fotoidentificação há 13 anos, também está participando da observação. A intenção deste primeiro sobrevoo é localizar e fotografar as baleias na costa catarinense para obter informações sobre número de indivíduos, idade dos animais e comportamento deles a partir de uma aproximação da aeronave.

O sobrevoo é uma técnica bastante usada entre pesquisadores da área. Ela também é feita em outros lugares do Brasil, como no Nordeste, onde há presença da baleia jubarte. No sul, os golfinhos da espécie toninha também são observados dessa forma.

A partir dos dados coletados no sobrevoo é possivel avaliar as baleias e fazer análises que colaboram com a conservação da espécie. A técnica já ajudou, por exemplo, a identificar a principal área de concentração da espécie franca no país. Com os dados foi possível criar a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio, com 130 quilômetros de extensão entre o Sul da Ilha de Santa Catarina e o Balneário Rincão.
    (Com informações do IBF e DC)

Nenhum comentário: