O Ministério da Pesca e Aqüicultura e o Ministério do Turismo assinaram Acordo de Cooperação Técnica para a realização de ações de cooperação mútua voltadas para o desenvolvimento do Turismo de Pesca no Brasil. O Ato de Assinatura aconteceu durante a Solenidade de Abertura da 6ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Auditório Elis Regina – Parque Anhembi, em São Paulo.
A Pesca Amadora ou Esportiva é hoje uma atividade que já se consolida como de grande potencial econômico no país. Estima-se um universo de 4 milhões de praticantes desta atividade no Brasil, com a cadeia produtiva movimentando em torno de 2 bilhões de reais anualmente. Entre maio de 2010 e junho de 2011, o MPA emitiu mais de 209 mil licenças para pescadores amadores.
Avalia-se que com o Acordo de Cooperação e com ações específicas, que venham para identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a pesca amadora e a atividade turística no Brasil os números, relacionados ao setor, cresçam significativamente.
Além de representar um marco referencial para o desenvolvimento da Pesca Amadora, o desenvolvimento do Turismo de Pesca poderá também trazer grandes benefícios através da inclusão social de pescadores artesanais e ribeirinhos que atuam informalmente como “condutor de turismo da pesca amadora” ou “piloteiro”, que ainda não tem a atividade regulamentada em Lei, a exemplo dos Guias de Turismo.
Um comentário:
Em vez de pensar em "turismo de pesca"deviam pensar o quanto a probição arbitrária e ilegal ao surf durante a "temporada da tainha" atrapalha a geração de renda aos municípios de SC que deixam de receber "surfistas turistas" nesse período.
Postar um comentário