quarta-feira, 13 de julho de 2011

DEU NO JORNAL!

Foto IBF

Espetáculo de peso em SC

Baleias-francas fazem malabarismo e dão um show nas praias do Sul

Primeiro, é só uma mancha negra no mar verde. Depois, um borrifo em forma de V. E o show fica ainda mais interessante quando a baleia-franca se mostra por inteira, com um salto. Ontem, em um passeio no Sul do Estado, foram vistos 14 saltos, um atrás do outro. Está aberta a temporada de observação das baleias em Santa Catarina.

O DC acompanhou um passeio técnico da Agência Turismo Vida Sol e Mar, de Garopaba, que tem uma parceria com o Instituto Baleia Franca (IBF). A partir de hoje a aventura será oferecida regularmente ao público que quiser ver mais de perto esse espetáculo da natureza.

O barco deixou a Praia de Garopaba às 10h40min com destino à Gamboa. Quinze minutos, em frente à Praia do Siriú, um biólogo gritou.

– Olha a baleia!

Como a lei manda, o barco desligou o motor. Todos ficaram olhando para o mar, mas é difícil ver qualquer coisa. Aos poucos, seguindo as orientações dos biólogos, foi possível avistar uma mancha preta, um borrifo em forma de V ou o dorso do mamífero. Na verdade, explicam os biólogos, são duas: mãe e filhote.

Até agora, já foram observadas pelo menos sete baleias em Santa Catarina. Segundo a bióloga Mônica Pontalti, coordenadora do IBF, a expectativa é de que este número fique em torno de cem até novembro, quando elas começam a retornar para a Antártida, após acasalarem ou procriarem. A situação hoje é bem diferente. Em meados da década de 1970, a caça fez com que elas deixassem de ser avistadas na região.

Deixamos a mãe e o filhote curtirem a praia e o barco partiu em busca de outras duas baleias que estariam na região. Elas apareceram entre as praias do Siriú e Gamboa e sumiram novamente. De repente, elas voltaram e começaram um show fantástico. Além de se aproximarem do barco, saltaram 14 vezes. Era um adulto e um semi-adulto (quando a baleia desmamou, mas ainda não está pronta para procriar).

– Imagina que na década de 1970 não víamos baleias e hoje elas brincam perto dos barcos. E o mais importante é que quanto mais conhecemos, mais queremos preservar – diz Enrique Litman, dono do Grupo Vida Sol e Mar e presidente do IBF.

Na volta, outra surpresa: um leão marinho toma sol nas pedras.

– Foi um dia de sorte – sorri Litman.

E a temporada só está começando.

(Reportagem de Mauricio Frighetto no DC de 13/7/11 - veja mais no www.diario.com.br )

Nenhum comentário: