sexta-feira, 8 de julho de 2011

TAINHAS: FIM DE SAFRA?


A safra de tainhas deste ano está praticamente encerrada. Essa é a constatação dos pescadores e da camaradagem do Pântano do Sul. Os barcos já trocaram suas redes. Estão todos atrás das anchovas, que já começam a ser pescadas.
Na praia, a única canoa apetrechada é a "Osmarina", que continua em meia praia. As outras rainhas bordadas - "Mariposa", "Espírito Santo" e "Terezinha" já voltaram para os ranchos, onde ficarão até a próxima safra, esperando que em 2012 as tainhas apareçam em maior quantidade.
No alto das dunas, a vigia "Sêo Domingos"também está praticamente desativada e poucos são os vigias que ainda aparecem.
Mas a camaradagem continua atenta, ainda esperando um último lanço para animar à todos e aquecer a alma nesta semana de muito frio!
A safra foi das mais fracas dos últimos anos: pouco mais de 6 mil tainhas foram cercadas e arrastadas de 15 de maio até hoje no Pântano do Sul.

2 comentários:

Henrique Colonese disse...

É tainha, quem arrastou arrastou, quem não arrastou não arrasta mais. Vamos esperar ano que vem e ver se a pesca industrial não acaba com a cultura da pesca artesanal em nossa bela ilha.... E nesse período vamos ter a safra dos turistas, espero que não seja tão conturbada como nos anos anteriores, já que dizem que as obras da SC 405 terminam antes do início da temporada. Mas, acho que a terceira pista vai amenizar o transito, mais não vai resolver......
Abraço.
http://campechefatosefotos.blogspot.com/

Pesca Litoral disse...

É verdade, faz uns dias que não se escuta falar que alguém pescou alguma Tainha. Ultrapassamos a quantidade capturada do ano passado, mas é bom lembrar que foi abaixo do esperado.
Abraços.
http://pescalitoral.blogspot.com