Foto Priscila Couto/PBF
QUINZE FORAM AVISTADAS
Equipe responsável pelo monitoramento avistou 15 mamíferos entre sábado e quarta-feira
Está  oficialmente aberta a temporada de baleias no litoral catarinense.  Entre sábado e quarta-feira a equipe do Projeto Baleia Franca  (PBF/Brasil) registrou a chegada de 15 mamíferos da espécie. Doze delas  estão na região entre Cabo de Santa Marta, em Laguna, e Guarda do Embaú,  em Palhoça. Entre as baleias foi identificada uma mãe com o filhote.
No  período do inverno, é comum avistar baleias francas no Litoral de Santa  Catarina. A maioria dos indivíduos avistados estão em pares de fêmea e  filhote, porém adultos solitários ou em grupos sociais também têm sido  avistados.
As 15 baleias, três no sábado e o restante na terça e quarta-feira, foram avistadas por um grupo de pesquisadores em treinamento desde junho, como explicou a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.
— O monitoramento das praias da região iniciou durante o treinamento, mas somente no sábado avistamos os primeiros indivíduos. Eram 3 adultos, entre eles um fêmea que se aproximou do costão de Itapirubá realizando diversos movimentos que permitiram a visualização da região ventral e determinação do sexo.
A baleia franca austral é uma espécie bastante dócil, nadando geralmente muito próxima à praia, logo após a arrebentação das ondas. Além das calosidades típicas existentes na cabeça, ela é identificada por ter o corpo predominantemente preto, apresentar nadadeiras peitorais em formato trapezoidal, cauda larga e pontuda.
Este mamífero pode  pesar mais de 70 toneladas e atingir 18 metros de comprimento. Os  filhotes nascem após um ano de gestação, variando entre 4,5 a 6 metros  de comprimento, pesando de cinco a seis toneladas, e permanecem com a  mãe durante todo seu primeiro ano de vida.
(Matéria do www.diario.com.br )
(Matéria do www.diario.com.br )
 


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário