sexta-feira, 29 de julho de 2011

JUBARTES CHEGAM AO PACÍFICO

Foto EFE

Cerca de cem baleias-jubartes estão migrando para as águas do oceano Pacífico colombiano. Lá, elas vão se encontrar, acasalar e reproduzir.
Algumas delas já podem ser vistas nadando junto aos filhotes, enormes como elas, pelos territórios marítimos de Gorgona, Juanchaco, baía Málaga e baía Solano, locais que acolhem essa espécie de mamífero em sua migração, que atrai milhares de turistas.
"(Baía Málaga) é um dos lugares de maior reprodução da espécie", declarou por telefone à agência de notícias Efe a especialista Nancy Murillo, administradora do Parque Nacional Natural Uramba Baía Málaga.
O parque consiste numa reserva com 47.094 km de extensão situada a noroeste do porto de Buenaventura, no departamento de Valle del Cauca, criada em agosto de 2010 para conservar o ecossistema que favorece a migração.
Nancy destacou que o parque pode ser o berço de 22% da reprodução total das jubartes.
As cerca de cem baleias-jubartes chegaram às águas da Colômbia em menos de duas semanas, em grupos de cinco a seis.
Elas viajam entre 7.000 e 8.000 quilômetros, procedentes dos canais patagônicos e da Antártida, e permanecem nas águas pacíficas colombianas durante quatro meses, até novembro.
Ao nascer, os filhotes medem 4,5 metros e pesam de 700 quilos a uma tonelada --as adultas têm cerca de 18 metros e 40 toneladas.
Eles são amamentados durante um ano e, ao chegar aos dois anos de vida, quando deixam as mães, o comprimento já é de aproximadamente nove metros.

(Com informações da BBC Brasil e EFE)

Nenhum comentário: