Pântano do Sul, ontem à tarde
Mesmo com as madrugadas e os amanheceres frios, como ocorreu de terça (3) para quarta-feira (4) quando a ilha teve a menor temperatura do ano, apenas 14ºC, os próximos 10 dias vão ter temperaturas mais altas, chegando a 25 graus. Quem garante é o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), órgão da Epagri que monitora as condições do tempo no Estado.
A massa de ar frio que atua sobre o Estado perdeu força e dará lugar a elevação da temperatura a partir desta quinta-feira, não havendo previsão de chuva para os próximos dias. Além disso, o vento mudou de Sudeste para Nordeste, o que reforça a sensação de calor por trazer mais umidade. Nos meses de abril e maio as chuvas diminuem significativamente em relação ao observado no verão, estabilizando em torno de cem a 160 milímetros.
Ainda segundo o Ciram, nesta época é comum a ocorrência de dias e noites de céu claro, o que favorece a grande amplitude térmica diária, a diferença entre a temperatura mínima e máxima. No entanto, mesmo com os próximos dias de calor, estão previstos intervalos de frio mais acentuado antes do inverno que começa oficialmente às 14h16 do dia 21 de junho. Estes blocos de dias mais frios alternados com dias mais quentes são característicos do outono, e episódios de calor intenso são comuns, caracterizando o veranico, mas intercalados com períodos frios, ocorrência de geada e até precipitação de neve, especialmente no Planalto Sul.
Um comentário:
Bela foto!
Postar um comentário