A baleia Franca que está encalhada na isolada Praia do Sol, em Laguna, é a sexta que chega doente ou debilitada no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em menos de um mês.
Na segunda-feira, dia 6, um filhote de baleia provavelmente da espécie Franca chegou morto as areias do balneário dos Açores, na baía do Pântano do Sul, ilha de Santa Catarina, sendo enterrado ali mesmo.
A primeira foi uma Jubarte em Village, praia de Capão da Canoa, que encalhou e acabou morrendo. Depois um filhote de baleia Franca apareceu morto em Arroio do Sal. Quase ao mesmo tempo, outra baleia Franca apareceu morta em Balneário Gaivota, no litoral gaúcho. Um outro filhote também chegou morto a praia do Silveira, em Santa Catarina. E agora o encalhe desse exemplar em Laguna é o sexto que ocorre no litoral Sul.
NA BAHIA
Mais um caso de baleia-jubarte encalhada no litoral da Bahia eleva para 21 o número de casos registrados naquele Estado pelo Instituto Baleia Jubarte só neste ano.
A baleia era um filhote de 5 metros de comprimento e aproximadamente 2 toneladas. Ela foi encontrada morta na manhã de quinta (2) na praia de Guarajuba, balneário de Camaçari (região metropolitana de Salvador).
De acordo com o biólogo Cláudio Rebouças Britto, que mora em frente à praia de Guarajuba, este já é o segundo encalhe na região em menos de 15 dias.
"Sempre vemos tartarugas mortas. Mas jubartes não são comuns, apesar de aqui ser rota das baleias", diz.
O veterinário Milton Marcondes, do instituto, diz que neste ano já são mais de 40 baleias encalhadas -- vivas ou mortas -- no litoral brasileiro.
Nessa época do ano as baleias fazem a rota migratória do Sul para o Norte em busca de águas mais quentes, ou junto com seu filhote, ou para parir. A espécie Franca é a que nada mais perto da costa. Por isso, quando a matança era permitida, a espécie Franca quase foi dizimada em locais baleeiros como Armação, Penha, Imbituba, Garopaba. Apesar de nadar junto à costa, é difícil um exemplar da Franca encalhar, como esse em Laguna. O animal pode estar doente ou muito debilitado.
Um comentário:
oi, só uma correção balneário Gaivota é em Santa Catarina, extremo sul, mas é SC. ótima matéria.
Postar um comentário