quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Concluído o Costão da Armação
Foto Andrea Ramos
O muro de contenção de pedra na praia da Armação, no Sul da Ilha de Santa Catarina, já está pronto. A barreira deve proteger as casas da invasão do mar nos casos de grandes ressacas, como a que destruiu 16 moradas em maio. Mas sem faixa de areia, não garante o retorno de turistas na temporada de verão.
Em 1,6 quilômetro de extensão do muro, não há como chegar ao mar em frente à praça da praia, onde está a igreja de Sant'Anna, sem escalar as pedras. Para o presidente da Associação dos Pescadores da Armação, Fernando Sabino, a conclusão da obra foi importante para frear os estragos da erosão do mar. Agora o que ele espera é o cumprimento da revitalização do espaço.
Os R$ 10 milhões de verba emergencial para a construção do muro de contenção veio do Governo Federal, em maio. De 1,75 quilômetro de extensão previstos, apenas 1,6 quilômetro de barreira foram feitos.
A parte que ficaria na área entre a igreja e a Associação dos Pescadores da Armação foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para proteger os alicerces que restaram de um casarão que fazia parte da estação baleeira que alí funcionou em 1.772.
Desde 2000, os moradores reivindicam a execução do projeto de engordamento da praia, que, com a dragagem, também afundaria a área do porto, além da dragagem dos rios Quinca e Sangradouro, que desembocam no local.
A barragem de pedra, que criou o agora denominado "Costão da Armação" é encarada pelos pescadores apenas como uma solução paliativa.
(Com informações do DC) terça-feira, 28 de setembro de 2010
DA COR DO MAR
Sebastião Rodrigues Maia, o tal do Tim, (Rio, 28 de setembro de 1942, Niterói, 15 de março de 1998) faria hoje 68 anos.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
"SURFANDO" BALEIAS
Foto Jeff Overs/BBC
As autoridades da Austrália estão procurando um adolescente que "surfou" em uma baleia, segundo notícias veiculadas pela imprensa australiana no fim de semana.
Uma testemunha na cidade de Albany, no oeste da Austrália, disse ter visto um jovem montar sobre as costas de uma baleia-franca-austral na tarde de sexta-feira da semana passada.
De acordo com o site australiano ABC, a testemunha fotografou o incidente, mas a polícia decidiu não divulgar a foto enquanto as investigações estão em andamento.
Caso seja identificado, o jovem pode receber uma multa de quase US$ 10 mil por perturbar um animal selvagem.
As autoridades australianas estão irritadas com o caso. Um dos investigadores chamou o ato de "tolo e inconsequente".
Uma baleia-franca-austral chega a medir mais de 18 metros e pode pesar até oito toneladas. Uma pessoa pode até morrer caso seja atingida pela cauda da baleia.
As leis ambientais australianas obrigam as pessoas a se manterem no mínimo a 30 metros de mamíferos selvagens como a baleia-franca.
(Da BBC Brasil) Protegendo os Mares
Vídeo produzido pelo WWF, em espanhol, indicado pelo Miguel Sanches, do www.conjuminando.com.br
Vocês Verão!
Foto Divulgação
domingo, 26 de setembro de 2010
NÁUTILUS...
sábado, 25 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Movimento das águas
Foto Divulgação PMBP
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
RAINHA DO MAR
Esther Williams, nadadora que virou uma das maiores estrelas dos musicais de Hollywood na década de 1940. Na época, os efeitos especiais praticamente não existiam e computação gráfica não era nem sonho. As coisas aconteciam ao vivo, enquanto as cenas eram filmadas. Uma preciosidade kitsch-nostálgica da fábrica hollywodiana de sonhos.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
TRIBUZANA À VISTA
Foto Levoutudo Numupa
Vendendo o Peixe
Derretendo Tudo
Foto Getty Images
Derretimento no Ártico atinge nível recorde
Derretimento de gelo marinho no ártico teve maior nível do ano no dia 10 de setembro.
O derretimento de gelo no Ártico não para de bater recordes. De acordo com Centro de Dados de Gelo e Neve do governo americano, no dia 10 de setembro, a cobertura de gelo marinho do Ártico atingiu o seu nível mínimo no ano - 4,76 milhões km2 -, levando em conta que, com o fim do verão no Hemisfério Norte, o mar já começou seu ciclo anual de crescimento. A data também representou o terceiro ponto mais baixo registrado desde que os satélites começaram a medir a extensão do gelo na região em 1979. O recorde histórico foi em setembro de 2007, quando a cobertura de gelo marinho foi de apenas 4,14 milhões de km2.
Esta é apenas a terceira vez nos registros de satélite que a extensão do gelo caiu abaixo de 5 milhões km2 e todas as ocorrências têm sido, nos últimos quatro anos. O mínimo para 2009 foi de 5,10 milhões km2, a menor em quarto lugar no registro do satélite.
(Informações da AFP e BBC) segunda-feira, 20 de setembro de 2010
D. Bilica está de volta!
sábado, 18 de setembro de 2010
Filhote morto no Sul
Foto Prefeitura de Jaguaruna/Divulgação
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
MAR DE BALEIAS
Foto Sérgio Aspar
Foto PBF/Divulgação
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
SEO MANECA NO PANTU SULI
Foto Rodrigo Garcia Lopes
ENCALHADO
Trapiche antigo foi interditado e demolido
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Comedores de Peixe
Foto Fernando Alexandre
Morte na Praia
Foto IBF/Divulgação
domingo, 12 de setembro de 2010
ESTALEIRO OSX
Foto Fernando Alexandre
Cientistas apontam
falhas e omissões no EIA
Por Celso Martins O diagnóstico sobre os peixes marinhos (ictiofauna marinha) e impactos advindos das espécies invasoras, apresentado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a implantação do Estaleiro OSX, “não apresenta condições consideradas mínimas para a adequada mensuração, dimensionamento e avaliação dos impactos do empreendimento sobre as populações de peixes marinhos”. O EIA também é falho na “avaliação dos impactos da obra e no funcionamento do empreendimento”. As afirmações são do “Parecer independente” de um grupo de professores e pesquisadores brasileiros encabeçado pelo doutorando Leopoldo Cavaleri Gerhardinger(1), oceanógrafo da ECOMAR (Associação de Estudos Costeiros e Marinhos), concluído no último dia 16 e divulgado na semana passada. O documento acusa a empresa de consultoria responsável pelo EIA Caruso Jr. de apresentar “resultados e conclusões negligentes e visíveis inconsistências com a literatura e normatização científica (inclusive com os próprios resultados e dados empíricos levantados) bem como das argumentações tendenciosas”. O EIA, assinala o mesmo estudo, “é INCONSISTENTE [maiúsculas no original] no diagnóstico e análise de impacto ambiental do estaleiro” em relação à fauna marinha presente e a que pode ocupar as baías de Florianópolis. Os cientistas declaram “INACEITÁVEL e PREOCUPANTE [maiúsculas no original] a baixa qualidade técnica de tal estudo diante da grande responsabilidade que se dispõe, temerosos que esta se torne padrão nos processos de licenciamento ambiental na área marinha brasileira”. Denunciam que, “infelizmente, temos observado de forma recorrente a apresentação de Estudos de Impacto Ambiental com qualidade e competência técnica abaixo dos padrões mínimos requisitados”.
sábado, 11 de setembro de 2010
O GRANDIOSO ESPETÁCULO DA MORTE
Foto Marcelo Becker/ www.clicrbs.com.br
Foto Divulgação/IBF
Ainda respira, com muita dificuldade, a baleia franca encalhada entre as praias de Itapirubá e do Sol, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, desde terça-feira.
Depois de descartarem as possibilidades de remoção do cetáceo para alto-mar, veterinários decidiram pela eutanásia (antecipação da morte). Na sexta à noite, os especialistas aplicaram altas doses de medicamentos, para que ela morresse.
Biólogos e veterinários esperavam que o mamífero morresse logo após a injeção das substâncias. Sem ter mais recursos de intervenção, que seriam o resgate ou a eutanásia, a coordenação de operações decidiu aguardar a morte natural do animal de 15,80 metros e com cerca de 40 toneladas. Caminhão e trator da prefeitura do município já estão na praia para a
retirada da carcaça da baleia. Os biólogos continuam hidratando o corpo do mamífero, nesta manhã. A coordenação de operação deve divulgar novas informações nas próximas horas.
Desde a manhã de terça-feira, milhares de pessoas se deslocaram até a deserta - e de difícil acesso - Praia do Sol para ver e principalmente fotografar e filmar a agonia e a morte lenta do animal. Na quinta-feira o número de pessoas era tanto que a polícia isolou a área, só podendo ficar próximos ao animal os mais de 100 participantes das tentativas de resgate.
A coordenação das operações é integrada pela APA da Baleia Franca, Centro Mamíferos Aquáticos, Projeto Baleia Franca, R3 Animal e Unesc.
Entre as instituições apoiadoras estão a Capitania dos Portos de Laguna, Polícia Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Imbituba, Prefeitura de Laguna, Adventure Turismo, Instituto Baleia Franca, Reloc, Arivale/Copagro e Base Cangulo/AGTA.
Durante todo o processo, dezenas de entrevistas foram dadas, algumas delas com transmissões ao vivo, tendo sempre como "cenário", ao fundo, a baleia que agonizava.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
MORRENDO NA PRAIA
Foto IBF
Após as tentativas de resgate serem suspensas ontem, quinta-feira (9), as instituições que estão monitorando e conduzindo a situação da baleia franca encalhada na Praia de Itapirubá Sul, em Laguna, devem realizar uma nova avaliação da situação do animal hoje, sexta-feira, ainda pela manhã.
Ontem, as condições clínicas se mantiveram inalteradas e a franca, de aproximadamente 15,80m e 40 toneladas, segue em estado de choque e muito debilitada. Segundo os especialistas, as perspectivas não são boas e infelizmente o animal pode morrer. Por enquanto, não há previsão de nenhum tipo de intervenção com o animal.
De acordo com informações da bióloga e Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, após a nova avaliação que será realizada hoje pela manhã, uma entrevista coletiva, no local da ocorrência, pretende esclarecer as dúvidas em relação a este encalhe. Outros Mares - Massacre Japonês
COSTÃO DA ELEIÇÃO
Fotos Andrea Ramos
Muro de Pedra será concluido ainda este mês
Deve ser concluído ainda neste mês o muro de pedras, com cerca de 1 km de extensão, na Praia da Armação, no Sul da Ilha de Santa Catarina, pra conter a fúria das ondas.
De acordo com o secretário de obras da prefeitura de Florianópolis, Luis Américo Medeiros, a conclusão das obras do muro de contenção deve ser no dia 27 deste mês. Depois, a prefeitura começa o processo de revitalização da praia.
Com a ressaca que aconteceu em junho deste ano, as ondas da Praia da Armação destruíram 16 casas. Cerca de 400 metros dos 2km de extensão da praia não existem mais.
Enquanto nada acontece e para quem vive do turismo, a preocupação é certa. Klaus Greiner tem uma pousada na beira da praia. Para ele, o que aconteceu pode ser uma oportunidade da infraestrutura da praia melhorar ainda mais.
— As autoridades tem que entender que o produto do Sul da Ilha é a natureza. Então a gente tem que reestruturar essa praia fazendo um projeto de urbanização, plantando árvores, reestruturando as dunas. Isso é um processo não muito demorado mas extremamente fácil de se executar se houver boa intenção — disse Klaus.
(Do www.clicrbs.com.br - Diário Catarinense)
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Baleias Francas: 10 anos de proteção
Encalhes de Norte a Sul
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Baleia encalhada deve ser sacrificada
Foto Marcelo Becker/DC
O sacrifício da baleia franca encalhada na praia de Itapirubá, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, foi cogitado nesta quarta-feira caso as tentativas de remoção fracassem. O procedimento seria uma forma de aliviar o sofrimento do mamífero, que já demonstra saúde bastante debilitada e poderia demorar mais dois ou três dias para morrer de forma natural.
Essa ideia, no entanto, só será colocada em prática depois de esgotadas todas as tentativas de devolver a baleia ao mar, segundo a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch. O sacrifício, ou eutanásia, seria realizado com aplicação de uma injeção de doses elevadas de anestésicos. Uma médica-veterinária do instituto R3 Animal, com sede em Florianópolis, está no local para acompanhar a operação e prestar atendimento ao animal.
(Mergulhe na fonte no www.diario.com.br )
MOBY DICK - EPISÓDIO XI
terça-feira, 7 de setembro de 2010
MOBY DICK - EPISÓDIO X
domingo, 5 de setembro de 2010
MOBY DICK - EPISÓDIO IX
Moby Dick", um clássico da literaura mundial, escrito em 1851 por Herman Melville e transformado em filme em 1956 por John Huston, com Gregory Peck no papel do Capitão Ahab. Com legendas em português.
sábado, 4 de setembro de 2010
MOBY DICK - EPISÓDIO VIII
"Moby Dick", um clássico da literaura mundial, escrito em 1851 por Herman Melville e transformado em filme em 1956 por John Huston, com Gregory Peck no papel do Capitão Ahab. Com legendas em português.
Vendendo o Peixe
Habla con la luna, habla con la playa...
Mar de sangue
Foto divulgada pelo Instituto Sea Shepherd
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Explodindo Baleias
Foto EPA
Funcionários do governo de Albany, Sudoeste da Austrália, mataram nesta quinta-feira (2) uma baleia encalhada em um banco de areia, utilizando explosivos que abriram um grande buraco na cabeça do animal.
A baleia estava doente e em estágio terminal, segundo o Departamento de Ambiente e Conservação da Austrália, então tratou-se de uma eutanásia. Tentativas foram feitas para devolver a jovem baleia ao mar, ainda segundoo governo.
A baleia jubarte de 9,5 metros de comprimento ficou presa durante duas semanas perto da cidade de Albany e encalhou em um banco de areia.
"Utilizamos o que se chama de implosão cranial, na qual empregamos explosivos colocados estrategicamente na cabeça, cercados de bolsas de areia, e depois detonamos a carga", disse o porta-voz do Departamento de Conservação da cidade.
O animal era muito grande para ser abatido a tiros. Além disso, as autoridades tiveram dificuldades para se aproximar e fixar os explosivos.
A agência ambiental da Austrália planejava inicialmente que a baleia morresse naturalmente, mas Mike Shepherd, gerente da agência distrital, afirmou que a baleia havia se movido para uma posição em que seria possível sua eutanásia.
A Comissão de Baleias Internacional recomenda o uso de explosivos no caso de eutanásia de animais encalhados com mais de oito metros.
(Informações da EPA) Caminhos do mar
Infográfico DC
A prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, quer implantar até o fim do ano um sistema de transporte marítimo para ligar o Centro à praia da Pinheira. No verão, um motorista pode demorar mais de duas horas para trafegar entre os dois trechos. Com o novo transporte, a expectativa é reduzir este tempo para cerca de 30 minutos.
A previsão de que o sistema esteja pronto até o fim do ano é do secretário de Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviço, Josué da Silva Mattos. Só que um projeto de lei precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores antes de ser aberto o edital de licitação.
Nem os valores da obra estão previstos. De acordo com secretário, a análise dos custos, que precisarão estar no edital, estão sendo feitas por técnicos da prefeitura.
Para o engenheiro Silvio dos Santos, especialista em transporte aquático e doutorando em Transporte Intermodal na UFSC, pelo menos um ano deve ser gasto até a implementação do sistema.
(Com informações do http://www.clicrbs.com.br/) MOBY DICK - EPISÓDIO VII
"Moby Dick", um clássico da literaura mundial, escrito em 1851 por Herman Melville e transformado em filme em 1956 por John Huston, com Gregory Peck no papel do Capitão Ahab. Com legendas em português.
MAR DE GRANA
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
MAR DE BURRIQUETES
Burriquete de 16 quilos capturado hoje (2.8) na Baía
Norte de Florianópolis por pescadores de Sambaqui.
Via www.sambaquinarede2.blogspot.com MOBY DICK - EPISÓDIO VI
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Morte na Travessia
Foto Gérard Moss
Combatendo o Alzheimer...
"Quando Setembro Vier" filminho açucarado de 1961, com Rock Hudson e Gina Lollobrígida, direção de Robert Mulligan.
Mais uma Jubarte morta
MOBY DICK - EPISÓDIO V
"Moby Dick", um clássico da literaura mundial, escrito em 1851 por Herman Melville e transformado em filme em 1956 por John Huston, com Gregory Peck no papel do Capitão Ahab. Com legendas em português.







