Foto Nynguem Sabonome
Três adultos e dois filhotes de Baleias Francas foram avistados por pesquisadores e voluntários da ONG Projeto Baleia Franca (PBF) na manhã de ontem, terça-feira, na praia de Itapirubá, em Imbituba, Sul do Estado. Esse é o primeiro registro oficial da temporada.
A temporada de observação da baleia franca começou em junho e vai até novembro, período escolhido pelos animais para acasalamento, procriação e amamentação dos filhotes em águas mais quentes. No resto do ano, as baleias ficam nas águas geladas da Antártida, no hemisfério sul, onde se alimentam.
Santa Catarina é o Estado brasileiro que registra o maior número de aparições de baleia franca pelas características do seu litoral, que atraem os animais principalmente pela temperatura mais amena.
Para esta temporada, a expectativa é de que pelo menos 114 baleias visitem o litoral catarinense, entre o Sul da Ilha de Santa Catarina e o Balneário Rincão, em Içara, no Sul do Estado.
As baías preferidas das baleias francas são a Gamboa, em Garopaba, Ibiraquera, Ribanceira e Itapirubá Norte, em Imbituba, e algumas enseadas do Cabo de Santa Marta, em Laguna. Durante a temporada das baleias francas, não é comum o aparecimentos de outras espécies no litoral catarinense. Apenas duas aparições de outras espécies nos últimos anos foram registradas: uma delas foi de baleia bryde, em 2005, que costuma visitar o Rio Grande do Sul.
(Informações do Projeto Baleia Franca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário