sexta-feira, 26 de junho de 2009

O PARANÁ NÃO ESTÁ PRA PEIXE

Dante Mendonça, camarada da pesca de tainhas em Nova Trento, cartunista, cronista e vigia no alto do planalto curitibano, cerca e arrasta esta deliciosa manta de palavras sobre as tainhas paranaenses. A crônica está publicada na edição de hoje da "Tribuna" e do "Estado do Paraná". Foto Andrea Ramos
Tainhas do Pântano do Sul
"Porque hoje é sexta-feira, véspera de sábado farto no Mercado Municipal, o paranaense de quatro costados foi comprar peixe com certificado de origem: “Quero uma tainha ovada de Guaratuba”. O peixeiro lamentou: “Sinto muito, doutor, tainha no Paraná tem sotaque catarina!”. De quatro costados é o paranaense com quatro avós de linhagem nas costas, tão ortodoxo quanto qualquer um nascido na Lapa, que quando é desafiado por um gaúcho responde: “Admiro muito a gauchada, tchê! Só acho que vocês não sabem fazer três coisas: tomar chimarrão, montar a cavalo e fazer churrasco. De resto, tiro o meu chapéu!”. No Mercado Municipal, o de quatro costados ficou indignado: - Já não bastam as moças de Curitiba que casam com catarinas, agora até as nossa tainhas se mudaram para Florianópolis?
- Doutor, está vendo aquele senhor aí ao lado comprando ovas de tainha? É o famoso Jamur Júnior, aquele do rádio e da televisão. Pergunta que ele entende do assunto. O de quatro costados, que já conhecia o jornalista desde os tempos do Show do Jornal, do Canal Quatro, pegou Jamur pelo braço: - Amigo, me explica: por que não tem tainha de Guaratuba? Além do Canal da Galheta atolado, até nosso mar não tá pra peixe? Jamur Júnior, que nasceu de encomenda para o Cristo de Guaratuba, deu uma aprumada na voz e soltou o verbo: - Que o litoral do Paraná tem complexo de inferioridade perante Santa Catarina, o tamanho explica. Mas tem coisas que acontecem no nosso litoral que nem Freud explicaria. É o caso da Festa da Tainha, que aconteceu dia desses em Paranaguá. Acreditem: 90% das rainhas da festa vieram de Floripa. Intrigado, perguntei a um pescador: por que em Guaratuba tem pouca tainha? A resposta: o IAP proíbe a pesca de arrastão nas praias do Paraná. Desde o começo da temporada, os catarinas já capturaram mais de duzentas toneladas de tainhas somente na região de Florianópolis. Os turistas ficam de boca aberta assistindo aos arrastões que trazem tonelada de peixes. Enquanto isso, os cardumes de tainha passam por Guaratuba em direção a São Paulo, dão tchauzinhos para os paranenses. - Quer dizer que o Instituto Ambiental do Paraná proíbe a pesca de arrastão no nosso litoral? - Nada mais, nada menos: se depender de boa vontade do governo o nosso litoral está mais frito que posta de tainha na frigideira.Perplexo, o de quatro costados não queria acreditar em tamanha burrice: - Jamur, se os quadrúpedes muares pudessem ser pegos em arrastão, a pesca no Paraná seria um sucesso. - Está aqui no jornal: O Ibama deflagrou em Santa Catarina a operação Tainha para Todos. A operação é realizada entre os municípios de Itajaí, no Litoral Norte, e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, desde o dia 15 de junho. A instrução do Ibama determina que, em Santa Catarina, embarcações tipo traineira, com capacidade de carga acima de 10 toneladas e devidamente autorizadas, só podem pescar fora das cinco milhas náuticas. Nas praias onde há pontos de pesca, a atividade está restrita a pescadores tradicionais durante o período de 1º de maio a 30 de julho. A operação visa a garantir que os pescadores tradicionais, que vivem da pesca e trabalham legalmente, possam exercer sua atividade sem a interferência de equipamentos proibidos.O de quatro costados mandou embrulhar uma tainha catarina e se despediu cabisbaixo: - Depois perguntam porque o turismo em nosso litoral não se desenvolve. Os nossos baiacus do governo agem como se as tainhas tivessem chip, fossem emplacadas e pagassem IPVA no Paraná. Não adianta: os bichos não pagam pedágio, ficam passeando ao largo para fazer a festa dos catarinas. É de doer as ovas! - Um abraço, meu caro: e se você quiser acompanhar a pesca em Floripa, a tainha tá na rede: http://www.tainhanarede.blogspot.com/ "
(Dante Mendonça)

Nenhum comentário: