quarta-feira, 26 de agosto de 2020

DE VOLTA AO MAR

Treze pinguins são soltos em praia de Florianópolis após reabilitação – Foto: Divulgação/R3 Animal

Segundo grupo de pinguins é solto após reabilitação em Florianópolis

Considerando os dois grupos de animais que foram resgatados nesta temporada ao menos 33 pinguins já puderam retornar ao mar após cuidados em terra

Treze pinguins-de-Magalhães foram (Spheniscus magellanicus) foram soltos na praia do Moçambique, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira (25), após um período em reabilitação.


As aves soltas haviam sido resgatadas no litoral catarinense entre junho e julho, pelas equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e reabilitadas no centro do R3 Animal, em Florianópolis.

Das 13 aves, sete foram resgatadas pela equipe da Udesc de Laguna e três pela equipe da Univille, na região de São Francisco do Sul.

Outras três aves foram resgatadas pela equipe da R3 Animal, nas praias da Ilha de Santa Catarina.

Todos os pinguins passaram por exames complementares, realizaram o teste de impermeabilização das penas e receberam um microchip com um número de identificação.
Outros 20 pinguins já haviam sido liberados

Este é o segundo grupo a ser liberado desde o início da temporada anual de migração dos pinguins, iniciada em meados de outono e que vai até setembro. Nesse período, as aves começam a fazer o caminho de volta até suas colônias na Patagônia.

Liberação dos treze pinguins aconteceu na manhã desta terça-feira (25) em Florianópolis – Foto: Divulgação/R3 Animal

O primeiro grupo, com 20 pinguins, foi solto no dia 3 de agosto. Em 2019, 67 pinguins foram reabilitados com sucesso e soltos pela R3 Animal. Onze pinguins seguem em reabilitação.

Os pinguins que encalham nas praias, em sua grande maioria, são animais juvenis, estão em seu primeiro ano de vida e encaram pela primeira vez a longa viagem de migração.

Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias.

Também existem aqueles que interagem com petrechos de pesca. Mesmo não sendo fauna alvo de pescarias eles podem ser capturados incidentalmente. É a chamada captura bycatch, ou seja, não intencional.

Caso um pinguim seja encontrado na praia, não é recomendado alimentar, molhar ou colocar o animal no gelo. A orientação caso uma ave do tipo ou outro animal marinho seja encontrado debilitado ou morto na praia, é ligar para o número 0800 642 3341, que fará o resgate.

Nenhum comentário: