segunda-feira, 1 de junho de 2020

MANEMÓRIAS


Peixe bom é o peixe daqui!

"Tainha tem no mundo inteiro, mas, o melhor peixe é quando pescado aqui defronte nossa ilha. Sai da lagoa dos patos de barriga preta, portanto, pouco saborosa,

Quando faz o ¨corso¨, isto é, adentra o oceano ela vai se purificando, comendo outro tipo de alimento e branqueando a carne , então, justamente aqui na ilha que ela está no ponto exato , mas para o norte já começa outro ciclo e já não é mais o mesmo peixe.

Tenho recordações muitas, tanto como puxador de redes, comedor voraz, e espectador, na maioria das vezes.

Me lembro lá pela década de 70 quando tinha lanço grande de tainha aqui no Campeche bem lá para o norte perto da cruz do Rio Tavares a tainha tinha que ser transportada até o rancho do Seo Chico uma distância de aproximadamente 1 km e meio A tainha na época era transportada ou de carroça ou em balaios feitos de baraço de São João ou de tiras de Bambu . Balaio grande de duas alças onde cada um pegava de uma lado , enchia e vinha trazendo pela praia.

A gente se escondia atrás dos combros lá pelo meio da praia e ficava espiando os rapazis trazendo o peixe se os dois fossem nossos amigos e de preferência que jogassem no Pingo de Ouro(time de futebol) a gente assobiava e fazia sinal eles davam uma cambada para mais perto de nós e pá, jogavam algumas tainhas e carcávão.

Nos amoitava de novo e acrocado ali esperava nova leva, gente amiga, assobio e eles descambavam prá perto de nós e mais algumas tainhas.

Momentos lúdicos de distribuição dos peixes que a noite no boteco ao som de uma viola nervosa e uma braseiro as meninas eram saboreadas e para achar o caminho de casa confesso que havia dificuldades. Onde é que moro mesmo?

Tempo que o lanço era avisado no abano do paletó, hoje é no celular, zap, e vídeo em tempo real.

Memórias,é assim que a cultura permanece!"

Um comentário:

Ademir disse...

Beleza Fernando, Tainha boa é aqui na costa leste da ilha, frita,assada,escalada ou no feijão. O negócio é comer até impansinar.