sexta-feira, 22 de novembro de 2019

MAR DE POETAS


Trecho inicial de O NAVEGANTE / THE SEAFARER
(Anônimo, verso aliterativo anglo-saxão, 960 d.C):

Quero cantar eu mesmo | | minha vera versão
versar várias viagens, | | de como dias
duros, árduos | | tristezas enfrentei
amargas angústias | | suportei a sós,
moradas de mágoa | | provei na popa
as torres terríveis | | das ondas onde
a nervosa noturna vigília | | me levava até a proa
roçando os recifes. | | Algemado pelo gelo,
os pés presos | | pelos ferros do frio
enquanto o sofrer suspirava | | quente em volta do peito
fome feroz dilacerava | | por dentro o coração
marexausto. | | Disso nada sabe
quem se distrai nas cidades | | quem nunca deixou terra firme
como eu (cansado e miserável) | | no mar glacial
um inverno vivi | | pelas trilhas-do-exílio
privado de minha tribo | | [ ]
suspenso sobre sincelos; | | granizo voava no vento
Lá eu nada ouvia | | salvo o mar rugindo,
estrondo de onda gelada. | | Às vezes só a canção do cisne
me divertia; | | ruídos de mergulhão
cantos de maçarico | | em vez de riso humano,
gritos de gaivotas | | eram meu hidromel.
Tempestades espancavam penhascos, | | as andorinhas respondiam
(suas asas geladas) | | sempre ao grito da águia
(geada: suas asas). | | Nenhum parente aqui
pra proteger e consolar | | minha alma miserável.
Pois os que aproveitam | | os prazeres da vida
no conforto das vilas | | de suas vidas vazias
vaidosos e alegres de vinho | | mal adivinham
que cansaço suportei | | na senda do oceano.
Névoa da noite enegrecia, | | vinha neve do norte,
gelo engolia a gleba, | | granizo algemava a terra toda,
tão gélidos grãos. | | Pois meu peito agora se agita,
provoca meu pensamento, | | quer que eu me lance
nessas ondas imensas | | tumulto das cristas-de-sal—
meu desejo sopra sempre | | o espírito pra frente
me quer desterrado, | | longe daqui
errando atrás | | de terras estranhas—

[ . . . ]

Tradução: Rodrigo Garcia Lopes, em "O Navegante" (Editora Lamparina, 2004).

Pintura de Daniel Christie, baseada no poema "The Seafarer"

Nenhum comentário: