sexta-feira, 8 de novembro de 2019

MAR DE PESCADOR

Descargas elétricas para capturar os peixes: a nova ameaça

Pesca elétrica, mais uma ‘contribuição’ para acabar de vez com a vida marinha


A matéria é do site http://beachcam.meo.pt. Foi copiada e colada por sua importância. A Comissão das Pescas do Parlamento Europeu votou a favor da utilização de pesca elétrica na Europa. A votação ganhou com 23 votos contra 3. A técnica consiste na utilização de descargas elétricas para capturar os peixes.

A técnica caça os peixes com impulsos elétricos, através da utilização de arrasto de vara, redes seguradas por uma estrutura rígida que consegue apanhar peixes. Neste caso a rede é substituída por uma rede elétrica. Para o diretor da associação Bloom, Frédéric Le Manach a técnica é muito eficaz, mas transforma o oceano num deserto

Expandir o número de arrastões na Europa: o povo tá maluco mesmo…

Ao reverem o regulamento das medidas técnicas, 23 deputados aprovaram um compromisso político para expandir o número de arrastões na Europa. Esse acordo permite equipar cinco por cento da frota com “técnicas inovadoras, que agora incluem a pesca elétrica”.
Petição contra a pesca elétrica na Europa, da Bloom, ultrapassou as 84 mil assinaturas antes da votação que resultou a favor da expansão da pesca elétrica

No Mar do Norte, o limite já foi alterado. Passou para os 100 por cento, permitindo aos holandeses equipar a frota com redes de arrasto elétricas.

Frédéric Le Manach explica na página oficial da associação que isto

…é um escândalo do ponto de vista ambiental e social, não há justificação para se apoiar uma posição tão escandalosa a favor de um pequeno número de industriais holandeses…
Na Europa, a pesca elétrica foi proibida em 1998

Na Europa, a pesca elétrica foi proibida em 1998, no âmbito de derrogações concedidas pela Comissão Europeia. Ainda assim, é autorizado a cada Estado-membro cinco por cento de cada frota de arrastões elétricos para a prática no Mar do Norte.
Queixa contra a Holanda

A Bloom apresentou à Comissão das Pescas uma queixa contra a Holanda. Ela explicou que a frota holandesa equipou 28 por cento dos navios com arrastões elétricos ilegais. Ou seja, 84 navios foram munidos com redes elétricas numa frota que tem 304 embarcações, conforme o Le Monde. Alguns navios alemães e britânicos também utilizam o equipamento.

A queixa foi apresentada com base nas licenças ilegais.

As empresas de pesca industrial dos Países Baixos são as mais poderosas na Europa. Elas tentam mudar os regulamentos de proibição de pesca elétrica, procurando uma maior permissividade.

A associação Bloom quer acabar com “a pesca destrutiva” que tem impactos ambientais.

Problemas ambientais da pesca elétrica

Para as associações ambientais estas medidas enfraquecem a legislação em vigor. Já o presidente da Comissão das Pescas afirma que estão regulando “rigorosamente a pesca elétrica” sem abrir “qualquer porta para a sua extensão”.

Os defensores da técnica explicam que uma rede de arrasto mais leve consome metade do combustível de uma rede de arrasto tradicional, e é menos prejudicial para o fundo do mar.
Queixa contra a Holanda: pesca elétrica deforma peixes

Ainda não está sendo avaliado o impacto da pesca elétrica para as espécies marinhas. No entanto, segundo a Bloom, “muitos relatórios afirmam que o peixe capturado em redes de arrasto mostram queimaduras, contusões e deformações do esqueleto após a eletrocussão”.
Cientistas e políticos pedem à Europa para proibir pesca elétrica

Em 2016, o Conselho Internacional para a Exploração do Mar comunicou que deve haver precaução devido a impactos a longo prazo. Alguns cientistas e políticos, indicou o Le Monde, pediram à Europa para proibir uma técnica “ameaçadora para os seres humanos”, segundo as palavras utilizadas pela ex-ministra do ambiente francesa Ségolène Royal.

As medidas ainda serão analisadas em sessão plenária do Parlamento Europeu pois, segundo a ex-ministra, colocam em causa uma possível “banalização das redes de pesca elétricas” na Europa indo contra aos objetivos de desenvolvimento sustentável adotados pelas Nações Unidas.

França, Brasil e Estados Unidos proíbem este tipo de pesca. Assista vídeo da www.francetvinfo.fr/ sobre mais esta cretinice.

Fonte secundária:https://www.francetvinfo.fr/economie/emploi/metiers/agriculture/la-peche-electrique-une-pratique-tres-controversee-en-europe_2481975.html.
Brut : pêche électrique

Nenhum comentário: