sábado, 28 de setembro de 2019

SÓ TRANSATLÂNTICOS

Novo porto para transatlânticos em Balneário Camboriú deve gerar mais de 6 mil empregos e ter um custo de mais de R$ 300 milhões – Divulgação/ND

Novo porto em Balneário Camboriú será o primeiro exclusivo para transatlânticos no Brasil

Novo porto de Balneário Camboriú deverá gerar mais de 6 mil novos empregos e movimento de cerca de R$ 2 bilhões na economia do país

THOMÁS GARCIA


O novo terminal de passageiros para embarque em transatlânticos, que será construído em Balneário Camboriú, será o primeiro com terminal exclusivo para cruzeiristas do Brasil.

Já existem portos exclusivos para passageiros no país, tanto públicos quanto privados, mas nenhum exclusivo para cruzeiristas.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou nessa quarta-feira (25) a portaria que autoriza a construção do novo porto.

A operação será feita pela empresa PDBS (Ports Developed By Shiphandlers Participacoes Ltda) e o novo porto se chamará BC Port.

André Guimarães Rodrigues, presidente da PDBS, afirmou que será também o primeiro porto nos moldes aeroportuários do Brasil.
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“Será uma IPTur (Instalação Portuária de Turismo) e será a primeira instalação portuária nos moldes aeroportuários do país. O espaço contará com lojas, restaurantes, hotéis, área de check-in, alfândega e também postos da polícia e receita federal”, adiantou o empresário.

O contrato de concessão do porto é válido por 25 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais 25. O contrato já passou a ter validade a partir do momento da assinatura, nessa quarta-feira.
Obras e início das operações

A expectativa presidente da PDBS é que, dentro de seis meses, seja regularizada toda a documentação necessário para o início das obras do porto.

Entretanto, o início das operações levará um pouco mais de tempo. Depois de regularizadas todas as questões burocráticas, a expectativa é que as obras levem 30 meses para serem concluídas.

Para o início das operação, a previsão é o prazo de 36 meses, contando a partir de agora.
Expectativa de crescimento

De acordo com o Ministério do Turismo, há uma expectativa de crescimento de mais de 60% no número de turistas cruzeiristas no Brasil.

Dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos apontam que, na temporada 2018/2019, o país recebeu 462,3 mil cruzeiristas.

A expectativa é que, com o novo porto de Balneário Camboriú, mais 300 mil turistas sejam atraídos para a costa brasileira.

Em relação ao impacto econômico, há uma previsão de crescimento de 100% em relação aos números da temporada 2018/2019, quando houve uma movimentação de R$ 2,083 bilhões.

O Ministério do Turismo estima que o novo porto, e os novos 300 mil turistas, irão movimentar mais de R$ 2 bilhões na economia do Brasil.
Rota de turismo do Mercosul

Atualmente o Brasil possuí sete navios que passam pela costa em cruzeiros turísticos.

O presidente da PDBS, assim como o Ministério do Turismo, estimam que com o BC Port mais cinco navios passem pelo país, na rota do Atlântico Sul.

A localização geográfica de Balneário Camboriú e do novo porto, localizados estrategicamente entre Santos/Rio e Buenos Aires/Montevideo, deverá contribuir para o crescimento do turismo.

O crescimento no número de navios turísticos, totalizando 12, também fará com que Balneário Camboriú passe a fazer parte da rota de navios do Mercosul.

A rota já conta com Punta del Leste e Montevideo, no Uruguai, e Buenos Aires e Patagônia, na Argentina.
Investimento e novos empregos

Para o empresário André Guimarães, o custo total da obra de construção do BC Port é estimado em R$ 318 milhões.

O investimento no porto será 100% privado e a PDBS já está trabalhando e consolidando parcerias com mais cinco empresas responsáveis pelos recursos e garantias para a obra.

Além disso, o Ministério do Turismo trabalha e se articula para a construção de mais 14 portos no mesmo modelo de Balneário Camboriú.

“Paralelamente ao nosso projeto, o Ministério do Turismo junto ao BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está disponibilizando uma linha de financiamento específica para esse tipo de instalação portuária. A pretensão é de mais 14 portos no modelo proposto no Brasil. Têm premissas similares às instalações aeroportuárias, como também é o nosso projeto”, destacou André.

Além do investimento de mais de R$ 300 milhões para tirar a obra do papel, a expectativa da PDBS é de gerar mais de 6 mil vagas de emprego. Seriam 1.200 empregos diretos e cerca de 5.000 empregos indiretos.

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