quinta-feira, 22 de agosto de 2019

TRADUZINDO A LÍNGUA DAS ONDAS

James Cook desembarca no Hawaii
J
Jaca - Surfista iniciante, mole, que não pega quase nenhuma onda. O mesmo que cabaço e prego.
Jacaré – Como se chamava o surfe de peito nos seus primórdios no Brasil. Ele também era praticado com pequenas pranchas de madeira de fabricação caseira. Pode ser considerado o precursor do bodyboard. O mesmo que expresso.
Jack London – Escritor norte-americano que em 1907, juntamente com sua mulher Charmian e a bordo do veleiro “Snark”, chegaram ao Hawaii onde ficaram deslumbrados ao presenciarem alguns nativos surfando. É de sua autoria um dos mais contundentes textos sobre o ato de deslizar sobre as ondas, publicado na edição de outubro de 1907 da revista “A Woman’s Home Companion” e posteriormente no livro “A Travessia do Snark” com o título de “Um Esporte Real”. London - que em sua época foi o autor americano mais vendido, mais bem pago e mais popular - é considerado um dos responsáveis pelo ressurgimento do surf no começo do século passado por ter sido um de seus maiores divulgadores mundo afora. London morreu em 22/11/1916 aos 40 anos de uma dose letal de morfina.
Jailbreaks - Conhecida onda que quebra com tamanho entre 3 e 6 pés para a direita sobre um fundo de coral – reef break – nas Maldivas, Oceano Índico. Com águas quentes, seus melhores meses para o surf vão de maio a agosto.
James Cook – Capitão inglês que entre 1768 e 1779 desbravou o triângulo polinésio e documentou os costumes, idiomas, manifestações religiosas e culturais destes povos. No Hawaii, Cook chegou em 18 de janeiro de 1778 na baia de Kealakekua, ilha de Oahu, com uma frota de dois navios – o “Resolution”e o “Discovey”- e conheceu o surf. É dele um dos primeiros relatos escrito que se tem notícia sobre o ato de andar sobre as ondas. Em um de seus relatos de viagem, dizia o capitão inglês: “...é curioso o exercício aquático que os nativos realizam sobre pranchas de madeira.” James Cook acabou sendo morto em 14/12/1779, em Kealakekua Bay, na ilha do Hawai, após matar alguns ilhéus acusados de roubo e ameaças.
James King - Tenente inglês que chegou ao Hawaii em 1777 como integrante da esquadra do navegador James Cook (considerado o “descobridor” do Hawaii) e que ao presenciar a prática do surf, escreveu um dos primeiros relatos conhecidos até hoje. Segundo King, “a bravura e a extrema habilidade desses nativos ao desenvolver as difíceis e perigosas manobras sobre as ondas só pode ser classificada de estonteante e é algo realmente difícil de acreditar quando presenciado de fato”.

( Verbetes do "Dicionário do Surf - A Língua das Ondas" - Fernando Alexandre/ Ilustrações de Andrea Ramos - Cobra Coralina Edições - Mergulhe fundo e saiba mais no www.dicionariodosurf.blogspot.com )

Um comentário:

Anônimo disse...

Aloha!!!