terça-feira, 30 de julho de 2019

ELAS JÁ CHEGARAM!

Temporada de observação de baleias atrai público no Sul de SC


Quinze baleias-francas são avistadas durante monitoramento aéreo no Litoral de SC

Seis delas estavam com filhotes. Animais foram vistos em praias de Laguna e Imbituba.

Por NSC TV

Temporada de observação de baleias atrai público no Sul de SC

Quinze baleias-francas foram avistadas no domingo (28), no Litoral catarinense, durante o primeiro sobrevoo da temporada, que começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até o mês de novembro. Seis fêmeas adultas estavam cada uma com um filhote. Além de outros três animais adultos.

Uma mãe e um filhote foram encontrados na Praia do Cardoso, no Cabo de Santa Marta, em Laguna. As outras foram vistas praias de Imbituba.

Durante a temporada, os animais buscam as águas quentes de Santa Catarina para reprodução e amamentação de filhotes.
Baleia e filhote no Litoral catarinense
 Foto: SCPar Porto de Imbituba/Divulgação

Segundo a pesquisadora do Instituto Australis, Karina Groch, o número de animais vistos durante o sobrevoo foi abaixo da média. Em 2018, foram avistadas 36 baleias-francas.

A situação já era esperada, uma vez que ano passado houve uma espécie de "boom" de baleias, que possivelmente não reproduziram em anos anteriores dentro do ciclo regular de intervalo entre filhotes, de 3 anos, aumentando este intervalo.

Outros fatores podem influenciar no número de baleias em áreas reprodutivas, como por exemplo, quanto mais alimento disponível, mais baleias podem migrar para áreas de reprodução, e vice-versa.

Além disso, as baleias que vêm para o Brasil também podem parir os filhotes na Argentina, que é uma área de reprodução mais próxima às áreas de alimentação.

O sobrevoo é realizado sobre a área de preservação ambiental, que vai de Florianópolis até Balneário Rincão. Neste primeiro, o monitoramento se estendeu até Torres (RS).

Todas as fêmeas e um dos adultos avistados já estão catalogados pelo Instituto Australis. Uma das baleias, conhecida há mais tempo pelos pelos pesquisadores, é vista desde 1998.

A observação é realizada pelo Programa de Monitoramento de Baleias-francas da SCPar Porto de Imbituba, Acquaplan e Instituto Australis.

Seis fêmeas adultas estava com filhotes — Foto: SCPar Porto de Imbituba/Divulgação

Animais foram vistos em praias de Laguna e Imbituba — Foto: SCPar Porto de Imbituba/Divulgação
Temporada de baleias segue até novembro 
 Foto: SCPar Porto de Imbituba/Divulgação

Nenhum comentário: