sábado, 22 de junho de 2019

LIMPANDO A FAUNA MARINHA


UFPR inaugura Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Marinha em Pontal do Paraná

A tarde desta terça-feira (18) pode ser considerada um marco para o Centro de Estudos do Mar e aos cursos ligados ao oceano oferecidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir desta data a instituição conta com o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Marinha (CReD), vinculado ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Em um evento bastante concorrido, realizado no Centro de Estudos do Mar, no Balneário Pontal do Sul em Pontal do Paraná, autoridades, professores e estudantes viram um sonho da comunidade acadêmica se tornar realidade.

A Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da UFPR, Camila Domit, explicou que a construção do Centro de Estudos está inserido dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos estrategicamente conduzido pelo Ibama (IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), Petrobrás, (Petróleo Brasileiro S.A), Univale (Univale – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí) e UFPR.

“Hoje é um dia muito especial, depois de muita luta estamos realizando um sonho para nossa Universidade. Dentro desse conjunto de instituições conseguimos recursos para estruturar o centro, agora poderemos fazer análise de saúde da fauna marinha com maior qualidade, melhorar a forma como atuamos junto as comunidades da região e otimizar os estudos e a ciência. Teremos condições de melhorar as pesquisas e também trabalhar melhor os programas de extenção e as ações de educação. Esse centro é um sonho de muitos anos, hoje nós temos recintos adequados, temos um espaço que cumpre todas as especificações internacionais de atendimento a fauna marinha que nos dará condições de trazer para a sociedade informações sobre o ecosistema do mar e como que nós como comunidade podemos melhorar a nossa ação e conexão com os oceanos para diminuirmos o impacto ambiental”, completou a coordenadora.

O prefeito Marcos Fioravante destacou a importância desse investimento na área de educação no município.

“O que estamos vendo hoje não é só uma construção ou uma obra qualquer, estamos vendo a materialização de um sonho para o meio acadêmico. Como gestor fico muito feliz em poder participar, dentro de nossas condições estamos sempre dispostos a ajudar a UFPR, em especial o Centro de Estudos do Mar, que fica em nosso município, o qual temos muito orgulho. Esse Centro de Reabilitação é extremamente importante, não só para os estudantes mas para toda comunidade, e nossa região, um projeto que deve ser valorizado”, afirmou o prefeito.

O projeto está ligado ao Monitoramento de Praia da Bacia de Santos, é um condicionante ambiental pro licenciamento ambiental da Petrobrás que busca minimizar os impactos da atividade de produção de petróleo.

O Diretor do Centro dos Estudos do Mar, Talal Suleiman Mahmoud, esclareceu que o CReD está ligado ao Monitoramento de Praia da Bacia de Santos como um condicionante ambiental para o licenciamento da Petrobrás que busca minimizar os impactos da atividade de produção de petróleo.

“Hoje é uma data muito importante, essa espaço dará mais condições as nossas pesquisas. O trabalho desenvolvido por toda a equipe, alunos e professores, tem um cunho social que busca indentificar e tratar os animais marinhos encontrados em nossas costas, os vivos para serem tratados e reabilitados e os mortos para análise, e essa análise servirá como indicador da nossa situação perante os oceanos, como por exemplo o controle do que foi encontrado dentro dos animais que serve como um indicador importante do comportamento da sociedade inserida nos municípios litorâneos”, explica Talal.

De acordo com o Reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, com a construção do Centro de Reabilitação em Pontal do Paraná todos saem ganhando, a comunidade, os estudantes e o meio ambiente.

“Neste projeto todos os envolvidos ganham, a comunidade interna para o ensino, pesquisa, extenção e para a formação que é a matéria básica da universidade, ganha também o meio ambiente, a fauna marinha, os banhistas que aqui visitam nas temporadas, mas acredito que ganha mais a comunidade de Pontal que deve enchergar como um marco civillizatório diferente, quero dizer que a universidade está mostrando para que ela veio, ela vem para trazer conhecimento e ciência, vem a favor da comunidade local, da fauna marinha e daqueles que estão se formando aqui, acho que a universidade quando interage de uma forma geral com a comunidade traz uma bagagem positiva e um legado que é sempre bom, aqui especificamente é de maneira múltipla, porque acontece para a comunidade para os nossos estudantes e para o meio ambiente”, destacou o reitor da UFPR.

“O Projeto de Monitoramento de Praias, da qual faço parte, é um acondicionante do processo de licenciamento do Pré-sal da Bacia de Santos, e de uma forma geral antes de mais nada, trata-se de um atendimento a um regramento legal, porém nós entendemos que esse tipo de iniciativa que o Ibama determinou, contribui muito com a gestão da fauna da costa brasileira, temos fomentado a pesquisa e o desenvolvimento academico e temos surpresas como trabalhos acadêmicos, alavancando o conhecimento das interações do homem com a fauna na costa brasileira, isso é fundamental pra conservação ambiental”, finalizou Marcos Vinícius.


Nenhum comentário: