sábado, 20 de abril de 2019

DE MANGUES & MANGUEZAIS


MANGUEZAIS DA
ILHA DE SANTA CATARINA

José Luiz Sardá - Geógrafo

Os manguezais são ecossistemas dinâmicos que ocorrem em terrenos litorâneos baixos, relativamente abrigados, formados por vazas lodosas e banhados por águas de salinidade variável. Esta condição deve-se à influência das marés, das correntes de água doces e dos sedimentos carreados pelos cursos d’água. São sistemas de alta produtividade que fertilizam as águas costeiras através da alta produção de matéria orgânica, pela exportação da mesma e pela sua transformação em detritos e uma variedade de organismos.

Na Ilha de SC temos manguezais de importância regional, estão eles: Mangue do Rio Ratones, Mangue do Saco Grande, Mangue do Itacorubi, Mangue do Rio Tavares e Mangue da Tapera. Nos manguezais da Ilha de SC, não são encontradas muitas espécimes compondo a vegetação de mangue, mas exuberantes tipos arbóreos, arbustivos e gramíneos.

Os manguezais têm extrema importância na paisagem, tanto pelo papel ecológico, por se tratarem de nichos de vida e reprodução, como pela fruição da mancha verde da sua cobertura vegetal, ainda que de difícil apropriação humana.

Nenhum comentário: