terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

CAÁ-IÇARA

Foto sem crédito
Canoa Caiçara pode se tornar Patrimônio Cultural do Brasil

A Canoa Caiçara é um tradicional meio de transporte utilizado pelos moradores do litoral brasileiro do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná até hoje, e pode se em tornar em breve, Patrimônio Cultural do  Brasil. A secretaria de Cultura convida a todo para participar da campanha pelo  registro da canoa caiçara como Patrimônio Imaterial pelo Iphan e como bem
cultural imaterial do País. Dentro da campanha é necessário identificar as  semelhanças das técnicas construtivas. Assim, será feito um esforço para  localizar, identificar e mapear os últimos Mestres Canoeiros a fim de instruir o  processo de registro da embarcação.

Além disso, começará a coleta de assinaturas para atestar o desejo e o  reconhecimento da população da importância da cultura caiçara na vida do litoral. Serão organizadas várias
ações para informar à população e mostrar a importância da canoa na vida dessa  comunidade.

História caiçara
O termo caiçara tem origem no vocábulo tupi guarani “caá-içara”, que era  utilizado para denominar as estacas colocadas em torno das tabas ou aldeias, um  curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar os peixes, com o  tempo o nome passou a designar todos os indivíduos e comunidades do litoral dos  Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O Território Caiçara abrange toda a região costeira, desde a baía de Ilha  Grande no Rio de Janeiro até Paranaguá no Paraná e é principalmente dentro desse  território que se insere a Cultura Caiçara. Apesar de sua grande extensão,  existem elementos culturais e sociais comuns nesse trecho da costa  brasileira.

Nenhum comentário: