quarta-feira, 27 de março de 2019

MAR DE PESCADOR

Problema estaria na listagem da Colônia de Armação e da associação de Pescadores Artesanais de Penha (Apepe)

Pescadores artesanais denunciam fraude na lista de indenização do porto

O ministério Público Federal recebeu hoje a denúncia de que na lista de pescadores artesanais de Penha, que vão receber indenização do porto de Itajaí, tem gente que nunca foi pro mar.

A denúncia foi feita por três pescadores artesanais da cidade.

Eles dizem que a lista é fajuta e tem até cabeleireira. Também reclamam que tem muitas mulheres na lista e só quem pesca são homens.

A denúncia é contra a Colônia de Pescadores Z-5, de Armação, e contra a associação de Pescadores Artesanais de Penha (Apape).

A advogada das duas entidades confirma que a lista tem problemas e diz que já apresentou petição ao juiz fazendo o alerta.

Ainda segundo a advogada das duas entidades, a lista foi uma relação prévia dos possíveis artesanais prejudicados pela dragagem do porto de Itajaí, entre 2010 e 2011, mas que para receber os R$ 5 mil da indenização os pescadores ainda terão que comprovar que integram a atividade.

Quanto à presença das mulheres, a advogada explica que as esposas de pescadores que atuam na atividade de descasque de camarão também são consideradas artesanais pela legislação, tendo inclusive direito ao defesa e à aposentadoria. Para a advogada, há muito machismo entre os pescadores.

Nenhum comentário: