Foto Tiago Ghizoni / Diário Catarinense)
Procissões pelo mar homenageiam Nossa Senhora dos Navegantes neste fim de semana em Florianópolis
Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, para os católicos, ou de Yemanjá, para a umbanda e candomblé, é comemorado neste sábado (2)
As comunidades de Florianópolis estarão em festa neste fim de semana (2 e 3 de fevereiro) para homenagear a santa padroeira dos pescadores, Nossa Senhora dos Navegantes para os católicos, e a rainha do mar, Yemanjá para a umbanda e candomblé. O ponto alto dos festejos será no domingo (3) com a procissão de barcos pelas águas que banham a Capital — nos Ingleses a procissão será no sábado. São esperados dezenas de barcos enfeitados e milhares de fiéis para os cortejos que vão levar a imagem da santa.
Ingleses
No bairro Ingleses, no norte da Ilha, as homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes ocorrem neste sábado (2) na igreja que leva o nome da santa. Às 9h tem a reza do terço e às 10h a procissão sai da igreja, na Rodovia Vereador Onildo Lemos, 41, em direção à praia. São esperadas em torno de 30 embarcações.
A procissão marítima sai do canto direito da praia dos Ingleses, vai até o canto esquerdo e retorna. A procissão deve durar aproximadamente 45 minutos. Na areia ocorre a bênção dos barcos e encerramento da cerimonia.
Cacupé
Em Cacupé, também no norte da Ilha, a imagem de Nossa Senhora sairá da capela Santa Cruz, na Estrada Haroldo Soares Glavan, 3.560, em procissão até a praia. De lá, ela embarca e inicia a procissão marítima pelas praias de João Paulo, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Às 11h ocorre a recepção da imagem na praia e segue com a missa campal e bênção das embarcações.
Perto do meio-dia a imagem retorna para a capela e às 12h30min tem almoço de confraternização na paróquia.
Lagoa da Conceição
No leste da Ilha a festa começa no sábado com missa na paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Rua Francisca Luiza Vieira, 277, às 20h. Em seguida, às 21h40min será servido um jantar no salão paroquial e às 22h30min inicia o baile.
No domingo, ponto alto da festa, às 10h30min será celebrada uma missa com almoço em seguida. A procissão marítima está marcada para as 15h. A imagem de Nossa Senhora sai da igreja às 15h e vai até o trapiche da Lagoa, onde as embarcações devem esperar a imagem. O cortejo pelo mar dura em torno de duas horas e retorna para o trapiche às 17h. No retorno haverá celebração com passagem dos festeiros e encerra com festa na igreja.
Caieira da Barra do Sul
Na comunidade da Caieira da Barra do Sul, no sul da Ilha, os festejos iniciam no sábado, com missa e festa na capela de São João Batista, na Rodovia Baldicero Filomeno, 1.900, a partir das 19h.
No domingo, a procissão parte da igreja às 10h e segue pela estrada até a Praia Grande, onde as embarcações aguardam enfeitadas para dar início ao trajeto pelo mar, que segue pela costa em direção ao ponto mais extremo do sul da ilha, próximo à praia de Naufragados. Depois eles retornam à igreja. A expectativa é receber mais de 30 barcos — ano passado foram 23. A procissão leva entre 30 e 40 minutos.
Osnildo Mário Dias, de 72 anos, um dos organizadores da festa, conta que toda a comunidade está convidada a participar das festividades. Foi a família de seu Dias que doou, há muitos anos, a santa que é louvada durante a procissão e até hoje ele ajuda a manter a tradição.
— A nossa expectativa é muito boa, a festa é muito bonita e esperamos que dê bastante embarcação. Já fazemos de manhã porque nesta época geralmente dá trovoada à tarde — diz.
Pântano do Sul
Ainda no sul da Ilha, a capela São Pedro, na Rua Abelardo Otacílio Gomes, também prepara uma festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. Mas antes, no sábado, ocorre uma procissão de São Sebastião a partir das 19h30min. Os fiéis saem da igreja, descem pela Rua Joaquim Neves até a praia e sobem pela Manoel Vital até a igreja. Em seguida tem missa e jantar dançante na paróquia.
Já no domingo ocorre a procissão pelas águas para Nossa Senhora. A procissão sai da igreja às 9h30min, vai até a praia, segue com as embarcações e retorna para a igreja. A expectativa é que cerca de 10 barcos participem do cortejo no mar.
Presentes para Yemanjá no Campeche
No Campeche, ocorre neste sábado a entrega de presentes para Yemanjá, a rainha do mar. A concentração começa às 16h, na Praça do Marco, na Avenida Pequeno Príncipe, onde também haverá atrações culturais e festival de gastronomia. O cortejo que levará os agrados para a Rainha do Mar sai da praça para a Praia do Campeche às 20h.
Os presentes serão colocados em um barco, no entanto, somente o que for biodegradável será entregue nas águas. Presentes como perfumes ou bijuterias serão entregues no altar destinado à Yemonjá no Ilê Obá Ayra Odi, no Rio Tavares. O evento é promovido pelo Grupo Cultural Afro Odoyá e pelo Ilê Obá Ayra Osi.
(Do https://www.nsctotal.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário