segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

SE TU DISX!

Temos dicionário próprio com 2,5 mil palavras
Foto / Agencia RBS
Os Manés: 5 dicas pra ti aprendê o manezês
Nativos Jorge Jr. e Rodrigo Stüpp escrevem todas as terças e sextas-feiras na contracapa do jornal e no site da Hora de Santa Catarina
do Rodrigo Stüpp e Jorge Jr.

Recebemos informaçõnsh de gente adulando a coluna, dízi que adóro, talicôza, mash não entende metade. Só pode sê pirú de fora, né? Tão, então... Déro a ideia de a gente fazê um glossário com as palavras usadas no dia. Tá bom, môsagrado. Nósh vamo fazê unsh texte. Mash tu fashfavô, não dá uma de mandrião. Bota essa cabeça de porongo pra funcioná e tenta entendê antes de lê as letra miudinha no ladinho da coluna.

OLHA AQUI, Ó!

Tu que tásh lendo, môquirido, fash favô: bota o bagão do olho: sh = a mistura de s e x, assobiado, que nem o Miguel Livramento, tásh compreendendo? Então, ônsh e o lugar onde a gente pega, o pondiôsh. Mas em português é Másh em manezês. Baba né, ó?
Ôtra dica: tens que falá bem dijerinho aliásh, o mané usa muito o diminutivo: miudinho, peixinho, degavarinho...

DICIONÁRIO

As duas últimas dicas: na internet tem umas dica de pronúncia pra tu arrombá no manezês.Ixpia lá na Wikipedia. Se tu quisésh, tem também o Dicionário da Ilha do Fernando Alexandre, que já teve algumas ediçõnsh e tem uma carrada de palavras, quase 2,5 mil. Tem em livraria, mas se tu der uma fuçada em uns sebos de Flonópsh acha a partir de cinco, sete reásh. Miudinho, cabe no bolso dereitinho pra tu levá em todo lugar. Quem quisésh um novo, tá uns 15 conto.



Os Manés: Foto: Betina Humares

GOELUDO

Umas trêsh coluna atrás, falamos aqui do Argel, treinador do Figueira, que tava todo siachão reclamando da grama da Ressacada. No domingo, o goeludo veio falar que não perde pra dirigente? Môsagrado, tu não pode perdê é dentro de campo com teush soldado. Dissetôlo, gaúncho, e te concentra no time que tá na boca pra final otra vêsh!

TÁSH LEMBRADO?

Rapázi, lembra da porrada de côza dos anos 1980/90 que lembramo aqui trezontônti? Aqui vão mais alguns que os quiridus mandaram pro whatapp (48) 9169-9096 e por e-mail. O Maurício, do Morro das Pedras, lembrou de quando era raro o cara í pro Centro, aí era sagrado comer um pastel do Japonês com Laranjinha na Felipe Schmidt. A raça também lembrou da Modelar, altos lugar pra comprá uma calça dínsh.


GLOSSÁRIO
sh no final = som de x, como os números: dôsh, trêsh
mandrião = preguiçoso
talicôza = tal e coisa
degavarinho = devagarinho
Baba = fácil
Carrada = muitas, várias
Arrombá = se sair bem, dar um show
Altos = ótimo
Dínsh = jeans
Dissetôlo = deixe de ser tolo
Gaúncho = gaúcho
Siachão = confiado, se achando o cara


QUE COLUNA EXCANGALHADA É ESSA?

A coluna Os Manés é publicada às terças e sextas-feiras na Hora. É produzida pelos manés legítimos Jorge Jr. e Rodrigo Stüpp, editores de Esporte da Hora. Os termos que não entendesh, bocamóli, são da linguagem popular dos manezinhos da Ilha, o manezês.

(Do HORA DE SANTA CATARINA - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: