quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

MAR SUJO


Placa de impróprio para banho no Pontal Norte, em Balneário Camboriú (Foto: Luiz Carlos Souza, Arquivo Pessoal)

Mais de 30% das placas de impróprio para banho "desaparecem" nas praias de SC

Por Dagmara Spautz

Quem procura uma praia limpa para o banho de mar precisa de um cuidado extra. Desde o início da temporada, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) já precisou repor mais de 30% das placas que indicam local impróprio para banho no Litoral de Santa Catarina.

De acordo com informação do órgão ambiental, comerciantes e donos de restaurantes nas proximidades de locais impróprios são os principais responsáveis pelo “sumiço” das placas, incomodados com o prejuízo trazido pela queda na movimentação.

Neste período de mudança de governo, o problema fica mais sério porque o contrato do IMA para reposição das placas terminou com o fechamento da máquina pública do Estado ao fim do mandato, em dezembro. Será necessária uma nova contratação, agora em janeiro, para que o IMA dê conta de repor as placas arrancadas.

A recomendação do órgão ambiental é que, na dúvida, os banhistas observem o site do IMA e confiram a análise atualizada dos 219 pontos de coleta distribuídos pelas praias catarinenses. Na última análise, divulgada em 28 de dezembro, 75,8% dos pontos avaliados estavam próprios para banho em SC.

(https://www.nsctotal.com.br/)

Nenhum comentário: