quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

LÁ MO FUNDO...

A falta de oxigênio um quilômetro abaixo da superfície preservou o navio

O mais antigo naufrágio intacto do mundo, um navio grego com cerca de 2.400 anos descoberto no Mar Negro!

Arqueólogos descobriram o que acreditam ser o mais antigo naufrágio intacto do mundo, no fundo do Mar Negro, onde parece ter permanecido inalterado por mais de 2.400 anos. O navio de 23 metros, considerado grego antigo, foi descoberto com seu mastro, lemes e bancos de remo presentes, a pouco mais de um quilômetro abaixo da superfície. A matéria é do www.theguardian.com.

A falta de oxigênio nessa profundidade o preservou, disseram pesquisadores. O professor Jon Adams, investigador principal do Projeto de Arqueologia Marítima do Mar Negro (MAP) declarou:


Um navio sobrevivente intacto do mundo clássico, deitado em mais de dois quilômetros de água, é algo que eu nunca teria acreditado ser possível. Isso vai mudar nossa compreensão da construção naval e marítima no mundo antigo

Este não é o único naufrágio em ótimo estado achado no Mar Negro. Recentemente outro deles, do século 13, também foi encontrado.

O local do mais antigo naufrágio do mundo
Navio comercial grego, o mais antigo naufrágio intacto do mundo

Acredita-se que o navio tenha sido um navio comercial de um tipo que, segundo os pesquisadores, só foi visto anteriormente “em antiga cerâmica grega, como o ” Siren Vase “, no Museu Britânico”. Esse trabalho, que data aproximadamente do mesmo período, retrata uma embarcação similar que leva Ulisses além das sereias, com o herói homérico amarrado ao mastro para resistir às suas canções.

Notem o olho na proa da embarcação.

O ‘olho’ pintado na proa é tradição antiquíssima, vem dos fenícios.

Datação de carbono

A equipe disse que pretendia deixar a embarcação onde foi encontrada. Mas um pequeno pedaço havia sido datado em carbono pela Universidade de Southampton. Ela alegou que os resultados “confirmaram como o mais antigo naufrágio intacto conhecido pela humanidade“. A equipe disse que os dados serão publicados na conferência do Black Sea MAP no Wellcome Collection, em Londres.
Três anos explorando o fundo do Mar Negro

Este navio grego foi apenas mais um, entre os mais de 60 naufrágios encontrados pela equipe internacional de arqueólogos marítimos, cientistas e agrimensores marinhos. Eles participaram da missão de três anos para explorar as profundezas do Mar Negro para conseguir uma maior compreensão do impacto da pré-história marítima. Eles disseram que as descobertas variaram em idade de “uma frota de cossacos do século 17, a de navios mercantes romanos, completos com ânforas, além de um navio completo do período clássico”.

Fonte: https://www.theguardian.com/science/2018/oct/23/oldest-intact-shipwreck-thought-to-be-ancient-greek-discovered-at-bottom-of-black-sea?CMP=share_btn_link.

(Via https://marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: