quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

FESTA NO MAR

Foto Tiago Ghizoni / Diário Catarinense

Sul da Ilha homenageia Nossa Senhora dos Navegantes com procissão pelo mar 

Evento religioso na Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis, acontece neste domingo (3 de fevereiro), a partir das 10h

Por Redação Hora
nsctotal@somosnsc.com.br 

A comunidade da Caieira da Barra do Sul, no sul da Ilha, se prepara para os festejos em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marinheiros e pescadores, neste fim de semana (2 e 3 de fevereiro). O ponto alto da festa acontece no domingo com a procissão de barcos a partir das 10h.

Seu Osnildo Mário Dias, de 72 anos, um dos organizadores da festa, conta que foi a família dele doou, há muitos anos, a santa que é louvada durante a procissão e até hoje ele ajuda a manter a tradição. 

— A nossa expectativa é muito boa, a festa é muito bonita e esperamos que dê bastante embarcação. Já fazemos de manhã porque nesta época geralmente dá trovoada à tarde. Toda a comunidade está convidada a participar das festividades — diz.

Os festejos iniciam às 19h de sábado, com missa e festa na capela de São João Batista, na Rodovia Baldicero Filomeno, 1.900. No domingo, a procissão parte da igreja e segue pela estrada até a Praia Grande, onde as embarcações aguardam enfeitadas para dar início ao trajeto pelo mar, que segue pela costa em direção ao ponto mais extremo do sul da ilha, próximo à praia de Naufragados. Depois eles retornam à igreja. 

A expectativa é receber mais de 30 barcos — ano passado foram 23. A procissão leva entre 30 e 40 minutos.

Nenhum comentário: